Skip to main content

3. A fé na Substância invisível, a chave para a manifestação

Página 42

LIÇÃO TRÊS

Qual é o ponto inicial para se construer uma consciência de Prosperidade?

NESTA LIÇÃO, estamos a considerar a questão da fé, especialmente quando se aplica à manifestação da prosperidade. Neste estudo, como em todos os outros, devemos começar na Mente Única. Deus tinha fé quando pensou o homem e o universo, e com sua fé trouxe todas as coisas à existência. O homem sendo como Deus, deve ter também, com base em suas criações, a fé como única fundação. Então, eis nosso ponto de partida para a construção de um sentido de prosperidade e de criação do nosso mundo como nós o queremos. Todos nós temos fé, porque é natural em todos os seres humanos. A nossa pergunta é: Como podemos usá-la para trabalhar em nossos problemas?

Qual a relação entre a fé e a substância?

Jesus nos deu nossa melhor compreensão da fé quando ele descreveu Pedro como a “Pedra" e disse que sua igreja era para ser erguida com essa pedra, ou fé, como sua Fundação segura. Fé é a Substância, sendo o princípio básico, base de toda manifestação. “Fé é a Substância das coisas esperadas, e o argumento das que não aparecem".

O que “ter” fé significa?

É bem possível ter uma realidade que não

Página 43

pode ser vista, tocada ou compreendida por qualquer sentido externo. Fé é quando estamos plenamente conscientes das “coisas não vistas" e ainda não temos “certeza das coisas" que nós expressamos. A fé é o sentimento em nós da realidade da Substância invisível e das qualidades da mente as quais lançamos mão. Devemos perceber que o que a mente faz é autêntico. “Apenas um pensamento" ou “apenas uma mera ideia" dizemos rapidamente, às vezes, pequenos pensamentos esses que são realidades eternas nas quais construímos nossa vida e nosso mundo.

O que é “procurar” pela fé? E o que se procura?

A fé é o poder percebido da mente que se conecta a outro poder que molda a Substância. Você ouviu sobre determinado assunto e diz, “Eu tenho fé nesse assunto". Alguém te descreve uma pessoa e você diz: Tenho fé neste homem". O que você quer dizer com tenho fé? Quer dizer que certas características de pessoas ou coisas, dizem algo ou tem um apelo para você. E isso imediatamente começa um trabalho construtivo em sua mente. Qual é esse trabalho? É o trabalho de criar o assunto, ou a pessoa real do seu sentir. O caráter e as qualidades das coisas em sua mente tornam-se substanciais para você por causa de sua fé. O escritório da fé abstrai ideias e dá a elas um sentido e uma definição em geral. As ideias são abstratas e sem forma, até que elas se tornam a Substância, a Substância da fé.

Explique como a dúvida retarda a manifestação.

Um trabalho muito importante na cultura da alma é o do estabelecimento da Substância da fé. É importante entender esta lei da construção da alma pela fé, encontramos no evangelho Hebraico

Página 44

ilustrações de seus escritos. O 1º capítulo do Evangelho de Lucas diz-nos como Isabel e Zacarias foram visitados por um anjo que disse a eles que seu filho seria chamado de João. Zacarias queimou incenso no altar, em exercício de suas funções como sacerdote. Isto significa que quando a mente está indo em direção ao espírito, mesmo por um caminho cego mas onde se procura as coisas espirituais, a mente se tornará espiritualizada. A queima de incenso caracteriza a espiritualização. Zacarias representa a perspicácia, e Elisabeth às qualidades receptivas da alma. Quando estes dois atributos funcionam em conjunto, em oração, meditação e aspiração, a alma está aberta aos pensamentos mais elevados dos anjos que trazem a promessa de um novo e definitivo estado de consciência. Zacarias duvidou da promessa de um filho, porque sua mulher estava além da idade da maternidade. Isto significa que quando nós percebemos a verdade espiritual e duvidamos, nós retardamos sua expressão externa. Ela não poderá ser usada na manifestação através de nós, por causa de nossas dúvidas. Então todo o crescimento é retido pela alma. Elisabeth “escondeu-se por cinco meses,", mas quando a alma começa a sentir a presença do novo ego, ou novo estado, então podemos entrar novamente na expressão da fé: o discurso de Zacarias foi restaurado.

Qual a diferença existente entre a concepção de João Batista e a de Jesus?

Da mesma maneira foi com Jesus. A promessa foi feita primeiro à Maria, e José estava certo de que o menino seria filho do Espírito Santo. Este é um passo ainda maior no trabalho da fé. A geração de São João Batista

Página 45

é a visão intelectual da verdade. O intelecto apreende a verdade em primeiro. O próximo passo é produzir a Substância e a vida em subconsciência. Quando dermos inteiramente ao espírito, poderemos fazer coisas sem saber exatamente como. Para isso, a fé deve estar trabalhando em nós, e mesmo se não conhecermos a lei, mas tivermos a fé, ela continuará a fazer seu trabalho perfeito, e produzirá resultados.

Não tenha medo do poder que funciona no invisível. Quando você obtiver uma forte percepção de algo que sua mente interior diz que é bom e verdadeiro, aja sobre ela e sua manifestação virá. Isso é que funciona como uma fé viva, e é a lei da sua palavra criativa.

Como o amor e o entendimento ajudam a fé na manifestação?

Fé também pode ter compreensão adicionada a ela. Chamamos nossas faculdades espirituais de nosso subconsciente. Quando Jesus fez algumas de suas obras mais notáveis, estava com o Pedro, Tiago e João. Pedro representa fé, Tiago sabedoria, ou julgamento, e João amor. Estas três faculdades quando expressadas juntas na mente, realizam milagres. Você tem fé em coisas espirituais, você tem fé em Deus, e você tem cultivado sua unidade com a Mente Una; em seguida, use o bom senso espiritual e faça o seu trabalho com amor, e você se tornará “um professor em Israel".

As experiências difíceis são necessárias na vida? Por que nós a temos?

Parece ser pecado falar sobre tempos difíceis, falta e outras limitações.

A fim de ter conhecimento da lei através do qual podemos ganhar ou perder na utilização da Substância invisível, devemos ter discernimento. Há uma inteligência-guia sempre

Página 46

presente, a qual podemos lançar mão e fazê-la nossa. É nossa. Ela nos pertence e é nosso direito de primogenitura conhecê-la e usá-la. Alguns metafísicos, equivocadamente, acham que eles devem ter experiências difíceis a fim de apreciar as melhores coisas da vida. Eles acham que a pobreza é uma bênção, porque ela educa as pessoas para a valorização da abundância, quando e se elas conseguirem. Dizem que é a vontade de Deus pô-las em momentos difíceis e alguns bons. Isso logicamente não é verdadeiro se você considerar Deus como princípio. Se você pensar em Deus como um homem que, arbitrariamente, dá ou retém pelo exercício de sua vontade pessoal, você pode chegar a tal conclusão. Mas Deus é imutável, e se ele der em um momento ele continuará a dar eternamente. Sua natureza é doadora, e sua natureza é eternamente a mesma. Quando você fala em tempos difíceis, fome e falta, você está falando de algo que não tem lugar na Mente de Deus. Você não está reconhecendo Deus em todos os teus caminhos, mas está reconhecendo o erro e afirmando que o mundo tem sua origem em coisas exteriores. Você deve dar meia volta e entrar na consciência da abundância, pois na mente e no espírito sempre há abundância inesgotável.

Explique a simbologia dos cinco pães e dos dois peixes.

Perguntamo-nos frequentemente como Jesus poderia multiplicar os cinco pães e dois peixes para satisfazer a fome de cinco mil pessoas. Isso foi feito através de um conhecimento profundo desta lei. Os cinco pães representam a aplicação dos cinco-sentidos da Substância Divina. Os dois peixes representam o fermento ou o poder multiplicador da Substância, a fonte do aumento. Dizem que se o fermento de um único pão

Página 47

aumentasse indefinidamente, ocuparia um espaço maior do que este planeta. Isso mostra que não há nenhum limite para o aumento do poder da Substância. É para usarmos esse poder como Jesus. Não foi um milagre, mas algo que todos temos dentro de nós como uma habilidade adormecida e que podemos aprender a desenvolver e usar assim como fez Jesus.

Jesus entrou em silêncio; rezou e abençoou a Substância em questão. Se nós multiplicarmos e aumentarmos a potência da Substância e vida em nós, pelo nosso comando ou decreto, temos que ficar calmos e perceber que o nosso recurso é o espírito, que é Deus, e que está aqui em toda a sua plenitude. Temos de fazer contato com Ele em fé. Em seguida, iremos encontrá-lo brotando dentro de nós. Sem dúvida, alguns de vocês já tiveram essa experiência. Mas se você abandonar a experiência sem compreendê-la, ficará sem nenhum benefício. Aqui está à chave para esta vida e Substância, você sente quando entra em silêncio. Você deve começar a expressar suas palavras com poder e autoridade.

Como o medo produz estagnação financeira? Como confiança e fé restauram a condição normal?

Quando há crença mundial em depressão financeira, falta de circulação e estagnação, as coisas não saem como esperamos e desenvolvemos o medo e a crença na falta de circulação de dinheiro. Mas se nós conhecemos a lei, nós não entramos nestes pensamentos. A qualquer momento, muitas pessoas ganham dinheiro; Eles usam esta lei e aproveitam a oportunidade. Nós devemos abençoar com o poder de nossa fala tudo o que temos, para aumentar e multiplicar o que temos. Jesus disse que suas palavras eram espírito e vida. Você já pensou que sua palavra é carregada

Página 48

com a grande força espiritual de vida? É... Cuidado com suas palavras. O ser humano é responsabilizado por sua palavra mais leve. Se você fala sobre a Substância de uma forma negativa, suas finanças serão diminuídas, mas se você falar sobre isso de uma forma apreciativa, grande mesmo, você vai ser próspero.

Como podemos subir ao “quarto superior” e esperar pelo poder do Altíssimo?

Podemos começar a emanar as pequenas ideias que temos e fazê-las encher o mundo com pensamentos de abundância. Devemos perceber que toda a energia nos é dada no céu e na Terra, como Jesus disse. Ele disse à seus apóstolos que eles receberiam o poder quando o Espírito Santo viesse sobre eles. E disse para subirem no quarto superior, na coroa da cabeça, onde forças espirituais começam a formação de novas ideias. Depois de entrar na consciência espiritual e receber a “revitalização", use a palavra com autoridade e poder, concentrando a atenção no centro de poder em sua garganta. Você vai achar eficaz falar as palavras em voz alta e depois relaxar com o “outro lado" (Galileia), como Jesus fez, muitas vezes, para descansar e falar-lhes novamente depois, silenciosamente. Você pode emanar esta energia vibratória do espírito e quebrar a inércia causada por pensamentos de medo e falta, esculpir formas e abrir novas vias para a manifestação de seu bem.

Para trazer estas qualidades espirituais subdesenvolvidas devemos crer nelas. “Para ele que se aproxima de Deus creia que ele é”. Senhor, nos livre da incredulidade, de nós apoiarmos sobre as coisas que vemos e de julgarmos de acordo com as aparências.

Página 49

Como a sua mente cria? A criação dela é sempre real?

Você pode conjurar em sua mente mil coisas imaginárias que parecerão reais para você. Isto mostra que a mente cria, formando as coisas de acordo com suas ideias. O mundo está acordando para a verdade sobre o poder criativo da mente de uma maneira maravilhosa. Em todos os lugares as pessoas estudam psicologia ou a cultura da alma. A imaginação constrói coisas a partir da Substância Única. Se você associar fé com ela, em seu trabalho criativo, as coisas que ela fará serão tão reais quantas aquelas que Deus faz. O que quer que você faça em sua mente e acredite, isto se tornará substancial. Então você deve estar constantemente em guarda para o que você acredita, a fim de que você possa manifestar o que já é seu.

Por que nossa fé deve estar no espírito e não em coisas materiais?

No que você tem fé? Em coisas exteriores? Se sim, então você está criando sombras sem Substância, sombras que cessam tão logo seu pensamento de apoio é retirado delas, formas que irão passar e deixar-te sem nada. Se você quer demonstrar a verdadeira prosperidade, como Jesus disse aos seus discípulos, você deve “ter fé em Deus”. Não tenha fé em nada menos do que Deus, em outra coisa senão a única Mente, pois quando a sua fé está centrada, você está construindo para a eternidade. A mente e as ideias da mente nunca passarão. Nunca haverá um fim para Deus. Nunca haverá um fim para a verdade, que é Deus. Nunca haverá um fim para a Substância, que é de Deus. Construa com a Substância Divina, cultive a fé na realidade e “ajunte para vós tesouros no céu”.

Página 50

Indique como a fé é essencial no sucesso profisssional, na industria, no comércio e em outras linhas de atividade.

A Fundação de cada trabalho é uma ideia. A fé é a qualidade da mente que torna a ideia como real, não só para nós mesmos, mas para os outros. Quando os outros têm fé nas coisas que estão fazendo, preparando ou vendendo, eles as veem como reais e valorosas. Então se tornam certezas de sucesso e prosperidade, cujos quais se tornam realmente visíveis e valiosos para você que tem muita fé. Se você diz e acredita,

“Eu tenho fé na Substância de Deus trabalhando em mim, e através de mim, para aumentar e trazer abundância em meu mundo"

sua fé vai começar a trabalhar poderosamente na Substância da mente para torná-lo próspero. Tudo o que você colocar na Substância, juntamente com a fé, vai dar certo na manifestação em seu mundo. Já o vimos feito, e provamos a lei muitas vezes.

O que os personagens da biblia representam para nós hoje? Que personagens da bíblia representam fé?

As escrituras estão repletas de ilustrações desta atividade de trazer coisas através da fé na Substância. Se pensarmos que existia apenas em pessoas de milhares de anos atrás, nós colocamos nossa fé milhares de anos atrás, em vez de deixar que ela trabalhe para nós neste momento, nos nossos assuntos, e todos os dias de nossa vida. Para demonstrar, como fez Jesus, devemos colocar nossa fé na Substância e dizer: “eu tenho fé em Deus”. >

Demonstre prosperidade pela compreensão da lei de prosperidade e por ter fé nela, não apelando para a simpatia dos outros, tentando levá-los a fazer algo por você ou te dar alguma coisa.

Página 51

Fidelidade e seriedade na aplicação da lei da prosperidade vão assegurar-lhe sucesso.

"Toda boa dádiva e todo presente perfeito são de cima, descendo do Pai das luzes, com quem pode ter nenhuma mudança, nem sombra de variação".

"Em todos os teus caminhos reconhecê-lo, e ele endireitará as tuas veredas”.

Saiba que, bem agora, estamos na presença de Mente Criativa, a Mente que fez o universo e tudo nele. Está Mente está aqui e trabalhando, agora como sempre esteve e sempre estará. Quando percebemos isso totalmente, aumentaremos a atividade da mente em nós imensamente. Você deve perceber que Deus é espírito e que o espírito é uma coisa muito real e poderosa e, sem sombra de dúvida, o que existe de mais substancial em todo o mundo.

A ciência é antagonista da religião ou auxiliar de sua causa?

Pode ser difícil para aqueles que tenham ficados agarrados às coisas materiais perceberem que há uma vida real invisível, e que a Substância é muito mais real do que o material. Os homens da ciência dizem que as forças invisíveis têm um poder que é milhões de vezes mais real e substancial do que todo o mundo material. Quando lemos declarações sobre algumas das recentes descobertas da ciência, que todos aceitam e falam a respeito, nós ficamos verdadeiramente espantados. Tais declarações feitas por religiosos seriam chamadas absurdas e inacreditáveis. No entanto, a religião tem feito as mesmas declarações, de diferentes maneiras, por milhares de anos. Agora a ciência está ajudando a religião e provando a eles.

Página 52

Qual a relação entre material e substância?

Para a comparação entre a Substância e a matéria, no que diz respeito à sua realidade relativa, um escritor científico disse que a matéria é meramente uma rachadura na Substância universal. É a Substância universal que o homem está manipulando o tempo todo com a Mente Espiritual. Através de seus pensamentos você lida com a maravilhosa Substância Espiritual, e ela toma forma em sua consciência de acordo com o seu pensamento sobre o assunto. Isto é porque temos de manter o nosso pensamento na Divina sabedoria e entendimento: para que possamos usar esses poderes da mente criativa com retidão. Nós os usamos o tempo todo, consciente ou inconscientemente, e devemos usá-los para nossa vantagem e bênção.

Em qualquer lugar que seja, pode existir falta? Como nós a superamos?

Cada vez que você diz, “Eu estou sem dinheiro," “Eu não tenho tanto dinheiro quanto eu preciso" você está colocando um limite sobre a Substância em sua própria consciência. Isso é sabedoria? Você quer uma fonte maior, e não um suprimento limitado de Substância. Portanto é importante zelar por seus pensamentos para que um suprimento maior possa vir através de sua mente e em seus assuntos. Diga: “Eu sou filho de Deus, e devo pensar como Deus pensa. E não existe qualquer falta ou limitação nos pensamentos de Deus". É impossível que nesta Mente universal que preenche tudo possa faltar qualquer coisa. Na realidade, não há nenhuma falta de qualquer espécie em lugar algum. A única falta é o medo da falta na mente do homem. Nós não precisamos superar qualquer falta, mas temos de superar o medo da falta.

Esse medo da falta levou os homens a especularem para acumular a Substância e poder estocá-la. Isto causou nas pessoas, um medo ainda maior de falta, e a

Página 53

situação ficou cada vez pior até tornar-se geral, o que levou todos a acreditarem que se deve acumular símbolos materiais da Substância para uma possível falta no futuro. Esse sistema é sempre falho. Devemos aprender a entender a lei Divina da fonte, e o plano original, que é termos a cada dia, nosso pão diário. Isso é tudo o que queremos, a quantidade de coisas que precisamos para uso hoje, mais a garantia absoluta de que o fornecimento para as necessidades de amanhã vai estar lá quando o amanhã chegar. Esta garantia não pode ser encontrada acumulando e acumulando, como aprendemos com a experiência. Ele pode ser adquirido se nós tivermos fé e entendermos a verdade sobre a Substância onipresente, sempre disponível. Qualquer coisa menor do que as necessidades atuais não é suficiente, e mais do que precisamos hoje é um fardo. Deixe-nos começar com a proposição fundamental que há abundância para você e para mim, e que a Substância está aqui o tempo todo, suprindo-nos com cada coisa necessária, de acordo com nosso pensamento e palavra.

Quais afirmações ajudam a banir o medo e estabelecer a consciência de prosperidade?

Pela manhã, imediatamente ao acordar, tenha um pensamento tranquilo e meditativo. Uma boa declaração para manter o silêncio:

"Deixe as palavras de minha boca e a meditação do meu coração serem aceitáveis aos teus olhos,
, Ó Jeová, minha rocha e meu Redentor".

Pense no significado dessas palavras enquanto você medita sobre elas. As palavras de sua boca e os pensamentos de seu coração são agora e sempre

Página 54

a Substância Espiritual de moldagem sendo trazida a manifestação. Elas não serão aceitáveis para o Senhor, a menos que tragam a manifestação de coisas verdadeiras, adoráveis e completamente boas. Após sua meditação da manhã, quando você declara a onipresença e a totalidade do bem, recebe-o como verdadeiro, e parte para as atividades de seu dia com fé de que todas as coisas necessárias serão fornecidas, seu bem virá. A Substância onipresente tem muitos nomes.

Jesus a chamou de o Reino dos céus. Moisés em Genesis nomeou-a de jardim do Éden. A ciência diz que é o éter. Vivemos nele, como os peixes vivem no mar, e vive em nós, e nos supre com todas as coisas de acordo com os nossos pensamentos. Quando você começar a sua obra, pare um momento e declare: “Coloco Deus a minha frente neste dia, a me guiar, guardar, proteger e me fazer prosperar”. Ou: “O Espírito do Senhor vai a minha frente neste dia e faz meu caminho bem sucedido e próspero". Isto faz a sua declaração para o dia, o seu decreto, e o Senhor vai fazer com que ele se cumpra. Durante o dia, se um pensamento da falta ou limitação vier perturbá-lo, bane-o de uma vez com a declaração: “Jeová é meu pastor; nada me faltará”.

Quando sua mente voltar novamente ao assunto da prosperidade, perceba mais fortemente que a prosperidade vem de Deus. Ela veio com você, de Deus, do seu contato com a Mente Divina, em seu silêncio, e sua prosperidade está com você onde quer que você esteja. Seu suprimento pode parecer vir através

Página 55

de canais exteriores, mas seu sucesso depende de sua contemplação interior da prosperidade. Agradeça pelo suprimento que vem através de canais externos, mas não limite a doação Divina por qualquer um dos canais. Contemple-o e seja próspero.

Algumas orações de Prosperidade:

Sou sempre suprido porque eu tenho fé em Ti como minha abundância onipresente.

Eu tenho fé em Ti como meu todo poderoso recurso, e eu confio em Ti para manter-me em prosperidade.

Confio que o Espírito universal da prosperidade atua em todos os meus assuntos.

Copyright of Portuguese Translation © 2014 by TruthUnity.net under Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0) You may use and republish this translation for free under certain conditions.

arrow-left arrow-right