Skip to main content

6. A riqueza mental se manifesta como abundancia

Página 87

LIÇÃO SEIS

O que é prosperidade?

PROSPERIDADE, de acordo com Webster, é um avanço ou ganho em algo bom ou desejável, progresso bem sucedido, ou a realização de um objeto desejado. Prosperidade não significa a mesma coisa para duas pessoas. Para o assalariado, um aumento de alguns dólares no rendimento semanal pode parecer como uma maravilhosa prosperidade, pois isso significa um aumento no conforto e bem-estar de sua família. Uma empresa, onde se fala em prosperidade em termos maiores, não é considerada próspera a menos que as coisas aconteçam em grande estilo. Entre esses extremos são muitas as ideias de prosperidade, elas mostram bastante claramente que a prosperidade não é ter posse das coisas, mas sim o reconhecimento de suprimento e o conhecimento do acesso livre e aberto para um celeiro inesgotável de tudo o que é bom ou desejável.

Explique a lei de prosperidade que Jesus nos deu.

Na grande Mente de Deus, não há nenhum pensamento de falta, e um pensamento não tem nenhum lugar legítimo em sua mente. É seu direito de primogenitura ser próspero, independentemente de quem você é ou onde pode estar.

Página 88

Jesus disse a todos os homens: “buscai primeiro o Reino e sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Isso não significa que se você pertencer a certa igreja irá ser próspero a “justiça" não está em conformidade com alguma crença religiosa em particular, mas com a lei do pensamento positivo, independentemente de Credo, dogma ou forma religiosa. Entre no pensamento próspero e você irá manifestar a prosperidade. Cultive o hábito de pensar em abundância em todos os lugares, não só nas formas de imaginação, mas também naquilo que é sem forma. Jesus não fez uma separação entre os dois, como se estivessem em inimizade. Ele disse: “dai, pois, a César o que é de César; e a Deus as coisas que são de Deus“. Colocar as coisas em correta relação, primeiro o espiritual e depois o material, cada uma no lugar onde pertence.

Qual a relação entre consciência de prosperidade e riqueza exterior?

Perceba antes de tudo que prosperidade não é uma questão de capital ou ambiente, mas uma condição provocada por certas ideias que foram autorizadas a decidir na consciência. Quando essas ideias são alteradas as condições são alteradas, apesar de ambiente e todas as aparências que também devem se alterar em conformidade com as novas ideias. Pessoas que entram em riquezas de repente sem construir uma consciência de prosperidade logo perdem todo seu dinheiro. Aqueles que são nascidos e criados na riqueza geralmente têm muito por toda a vida, mesmo que eles nunca tenham feito qualquer esforço para ganhar uma única moeda para si próprios. Isto acontece porque as ideias de abundância estão tão entrelaçadas

Página 89

em sua atmosfera de pensamento, que elas são uma parte deles próprios. Eles têm a consciência de prosperidade, na qual não há nenhuma ideia, de qualquer condição, sob a qual o suprimento das necessidades da vida possam vir a falhar.

Qual é o “pecado dos ricos”?

Às vezes somos questionados se defendemos a acumulação de riquezas. Não. A acumulação de riquezas, como foi explicada, é inútil a menos que seja a consequência de uma consciência rica. Defendemos a acumulação de ricas ideias, ideias que são úteis, construtivas e de serviço para o bem-estar de toda a humanidade. A manifestação exterior de riquezas pode seguir a isso, ou talvez não, mas a oferta para cada necessidade está sempre por perto, porque o homem de ideias ricas tem confiança em todo o fornecimento de energia que nunca falha. Ele pode não ter um real sobrando, mas suas ideias têm mérito e ele tem confiança, uma combinação que não pode deixar de atrair o dinheiro para levá-lo para frente. Esta é a verdadeira riqueza, não a acumulação de dinheiro, mas sim o acesso a um recurso inesgotável que pode ser desenhado a qualquer momento para atender a qualquer justa demanda. Quando uma pessoa tem esta consciência rica, não há nenhuma necessidade para a acumulação de ouro, ações, títulos ou outros bens para garantir uma oferta futura. Alguém pode ser mais generoso com a sua riqueza sem medo de prostração, porque suas ideias ricas vão mantê-lo em contato constante com abundância. Aqueles que têm o pensamento de acumular a riqueza material, um pensamento dominante no mundo hoje, estão desequilibrados. Eles têm um medo da perda de riquezas,

Página 90

o que torna suas posses frágeis. Sua prosperidade é baseada em uma ideia errada da fonte de riquezas e; eventualmente, isto significa desastre. O pecado das riquezas não está nas posses, mas sim no amor ao dinheiro e egoísmo material, que leva à fome da alma.

What causes crop failure and famine in some countries?

Não é um crime ser rico nem uma virtude ser pobre, como certos reformadores gostariam de nos fazer pensar. O pecado encontra-se em acumular riquezas e mantê-las sem circular livremente para todos os que dela necessitam. Aqueles que colocam a riqueza em trabalho útil, e que contribuem para o bem-estar das massas, são a salvação do país. Se todos tivéssemos em uma consciência de pobreza, a fome seria tão comum aqui como é no continente africano. Milhões naquelas terras realizam-se no pensamento perpétuo de pobreza e eles a sofrem em todas as suas formas, desde o berço até a sepultura. O fardo do pensamento de pobreza reage na terra e, ano após ano, mantém seus efeitos e muitas pessoas morrem de fome.

Por que Jesus não carregava consigo nenhum dinheiro e não possuía nenhuma propriedade?

A Mente universal controla toda a natureza e está na posse de todos os seus produtos. “A terra é do Senhor e a sua plenitude" é uma grande verdade. O homem comum usa todas as suas habilidades para obter o controle dos produtos da natureza, mas é sempre derrotado no final. Só o homem do Espírito universal está na posse indisputável, e com ele, o Pai diz: “tudo que é meu é teu”. Jesus não tinha títulos de terra e evidentemente não tinha nenhum dinheiro, os apóstolos se encarregavam de qualquer fundo que a ele necessitasse.

Página 91

Ainda assim, ele sempre foi provido com o melhor. Tudo o que ele precisava era dele. Dos éteres invisíveis ele distribuiu alimentos para milhares. Ele era rico em todos os sentidos porque ele tinha a consciência de prosperidade e provou que a terra em toda a sua plenitude pertence ao Senhor, cujos filhos justos são herdeiros e tem posse de todas as coisas.

O pensamento ansioso deve ser eliminado e a esta atitude você deve adicionar a percepção de recursos ilimitados, se assim for, você cumpriu a lei Divina da prosperidade.

A imaginação é um maravilhoso poder criativo. Ela cria todas as coisas a partir da Substância. Quando você associá-la a fé, você fará coisas tão reais quantas aquelas que Deus faz, pois o homem é co-criador com Deus. O que ele forma na mente e tem fé, torna-se Substância. Então você deve estar em guarda no que diz respeito aonde você coloca a sua fé. Se for em formas materiais, tão logo seu pensamento de apoio seja retirado, elas se vão, pois você está construindo com a Substância temporária que irá passar e te deixar sem nada. Coloque sua fé no real ou, como Jesus disse aos seus discípulos: “tenha fé em Deus”.

Qual é a única coisa que pode satisfazer o desejo humano, e onde se pode encontrá-la?

A busca real de todas as pessoas é por Deus. Eles podem pensar que estão procurando outras coisas, mas

Página 92

no final, eles vão admitir que buscam por Deus. Eles procuram, mas tendo uma vez sentido a Sua presença dentro deles, eles se tornam profundamente conscientes de que só Deus pode satisfazer. O lugar onde nos encontramos com Deus deve ser feito tão certo e tão puro que nunca poderemos confundir sua voz ou sermos escondidos de Seu rosto. Este lugar que conhecemos como mente, no mais íntimo recesso da alma, é o Reino dos céus dentro de nós.

A lei da prosperidade é limitado ao pensamento? O que mais é necessário?

No entanto não é suficiente sentarmos e mantermos o pensamento de abundância sem mais esforço. Isto é limitar a lei do pensamento, e queremos que ele seja cumprido também em manifestação. Cultivar ideias de abundância é o primeiro passo no processo. As ideias que veem devem ser usadas. Estar alerta para fazer o que vier para você fazer, alegre e competentemente, é a certeza sobre os resultados, esse é o segundo passo no cumprimento da lei.

Ao homem, sobre o que foi dado o domínio pelo seu Criador?

[Nota do Editor: A frase seguinte é de Martha Giudici, Why Not Be Rich, clip 008]

Você pode fazer qualquer coisa com os pensamentos de sua mente. Eles são seus e estão sob seu controle. Você pode direcioná-los, coagi-los ou esmagá-los. Você pode dissolver um pensamento e colocar outro em seu lugar. Não há nenhum outro lugar no universo onde você não seja o mestre absoluto. O domínio dado a você, como seu direito divino, é apenas sobre seus próprios pensamentos. Quando apreender isto totalmente e começar a exercer seu domínio, dado por Deus, você começará a encontrar o caminho para Deus. A única porta para Deus é a porta da mente e do pensamento.

Como o homem pode dominar seu medo de falta de dinheiro?

Se você está com medo de não ter as suas necessidades supridas, seja amanhã, semana que vem ou no próximo ano, ou ainda na velhice, ou que seus filhos

Página 93

ficarão em carência, negue esse pensamento. Não se permita nem por um momento pensar em algo que esteja fora da esfera do todo-provedor. Você sabe, a partir de sua experiência, que o universo exterior é autossustentável e que seu equilíbrio é estabelecido por lei. A mesma lei que sustenta tudo, também te sustenta como uma parte dela. Reivindique sua identidade sob essa lei com o todo e descanse nos braços eternos da causa, que não conhece a falta. Se você está em uma condição de pobreza, esta atitude da mente atrairá para você oportunidades para melhorar sua condição. Isole sua mente de pensamentos destrutivos e de todos aqueles que trabalham sob a crença em tempos difíceis. Se seus colegas falam sobre aperto financeiro, mais persistentemente afirme sua dependência da abundância de Deus.

Por que as orações de prosperidade, às vezes, não tem resposta?

Ao fazer isso, você se coloca sob uma lei Divina de oferta e de procura que nunca é influenciada pelas flutuações do mercado ou pelas opiniões dos homens. Cada vez que você envia um pensamento de fé incondicional no EU SOU, você define o movimento de uma cadeia de causas que devem trazer os resultados que você procura. Peça tudo que quiser em nome de Cristo, o EU SOU, o divino interno, e se cumprirá em suas exigências; céu e terra apressarão para servi-lo. Mas quando pedir por alguma coisa, esteja em alerta para recebê-la quando isso chegar. As pessoas queixam-se de que suas orações não são respondidas, mas na verdade elas não estão despertas para receber a resposta quando a mesma chega.

Página 94

Se você pedir dinheiro, não espere por um anjo do céu para trazê-lo em uma bandeja de ouro, mas mantenha os olhos abertos para uma nova oportunidade para ganhar dinheiro, uma oportunidade que virá tão certa como você estar vivo.

Estas são algumas medidas tangíveis no caminho para maiores manifestações do que você deseja. A ninguém, nunca é dada as chaves do armazém de riquezas do Pai até que ele prove sua fé e sua confiabilidade. Em seguida, ele pode entrar e pegar as mercadorias livremente. Se os homens do mundo, com suas ideias egoístas “meu e seu," recebessem o poder de produzir instantaneamente tudo o que eles desejam, sem uma completa limpeza mental, iriam, sem dúvida, praticar opressões ainda maiores em seus companheiros, e as condições existentes não seriam melhores.

Um pedreiro vê um bloco de mármore como muitas horas de trabalho, enquanto Michelangelo vê-lo como um anjo que é seu privilégio dar vida. Esta é a diferença entre aqueles que veem o mundo material como pedra, e os que olham para ele com os olhos da mente e da imaginação, e que trabalham para a perfeição. Aquele que pinta um quadro, ou faz uma escultura, primeiro a vê em sua mente. Ele primeiro imagina as imagens disso. Se ele quer uma imagem forte, ele faz da força um dos elementos de sua imagem. Se ele quer beleza e caráter, ele coloca amor em tudo. Ele não pode ver a imagem perfeita até que todos esses elementos sejam combinados, então requer um pouco mais de esforço para transferi-lo de sua mente para a tela ou, para o mármore.

Página 95

Qual é a verdadeira ideia de Deus, e como o homem lhe dá forma?

Fomos ensinados que no sexto dia da criação, Deus “imaginou" seu homem, e o fez à sua imagem e semelhança. Isso não significa que Deus é como o homem, um ser pessoal com forma de homem. Nós fazemos uma coisa a nossa própria imagem, a imagem que temos em mente para a coisa, e nossa criação não se assemelha a nós em nada. Deus é sem forma, Ele é espírito. Deus é uma ideia que o homem tem tentado objetivar em várias formas. Ele é o amor que une a vida e que anima a Substância, Ele é a Substância universal. O homem naturalmente dá alguma forma para cada ideia que ele tem, até mesmo a ideia de Deus, pois a faculdade formativa da mente está sempre trabalhando, se estamos dormindo ou acordado. Temos material para formar imagens mentais para fora e para dentro.

Este poder de imagem, ou formativo da mente, não pode fazer nada a não ser a partir da Substância. Não se pode fazer pão sem farinha e outros ingredientes. Mesmo com todos os ingredientes à mão, alguém não poderia fazer um bolo a menos que tenha o poder da imagem latente do pão na mente. Isso parece simples, mas o fato é que o poder de formar o pão é menos comum do que o material disponível para o pão. Farinha e a água são abundantes, mas apenas certas pessoas podem usá-las da maneira certa para dar forma a um saboroso pedaço de pão. Assim, como neste assunto de prosperidade. A Substância está em todo lugar, preenche todo o universo. Não falta. Se não somos bem sucedidos em formar as coisas que precisávamos e

Página 96

desejamos, não é por causa da falta da Substância, mas da falta de compreensão em como usar o nosso poder de imagem.

O que causa "depressões" nos assuntos dos homens e das nações?

O mundo passa por períodos de aparente falta porque as pessoas se recusaram a construir sua prosperidade no interior, ajudando a Substância. Esta Substância externa, formada por homens com poder de imagem, nos últimos anos parece ser limitada, e os homens lutam por isso, esquecendo-se de seu próprio poder divino para formar a sua própria Substância a partir da fonte interior ilimitada. A lição para todos nós deve ser a de construir nossa prosperidade sobre a Substância interna.

Aqueles que demonstram a prosperidade através da lei dos homens não tem nada permanente. Todas as suas posses podem ser arrastadas em um momento. Eles não construíram na lei ordenada de Deus, e sem os pensamentos ricos da generosidade de Deus, ninguém pode ter uma consciência permanente de suprimento.

Nenhuma doença, pobreza ou qualquer outra condição negativa pode entrar em nosso domínio, a menos que a convidemos. Nem pode permanecer conosco, a menos que nós a entretamos. [Nota do Editor: Ouça Why Not Be Rich, clip 74] Nosso poder consciente sobre todas essas condições é um dos nossos maiores prazeres e uma parte da nossa herança Divina, mas temos de aprender a lei e aplicar o poder de maneira certa.

Qual o papel do autocontrole na manifestação da prosperidade?

Os homens têm a consciência da falta porque deixaram Satanás, a serpente dos sentidos, tentá-los. O jardim do Éden está dentro de nós, aqui e agora, e a

Página 97

sutil tentação de comer da árvore da sensação também ainda está conosco. Foi-nos dado domínio sobre as forças animais do corpo, as “feras dos campos" e devemos domá-las, tornando-as nossas servas, ao invés de mestras do corpo. Em vez de alimentá-las, devemos fazer com que elas nos alimentem. Quando superarmos os animais internos, vai ser fácil treiná-los fora. Esta verdade da superação nos é ensinada através das Escrituras, e podemos demonstrar isso em nossa vida, pois Deus nos dotou com o poder de superar. Devemos lançar mão de esse poder inerente e começar a usá-lo de forma construtiva.

Nós nunca poderemos superar condições negativas no exterior, até superarmos suas causas no interior da alma, em nós mesmos. A repetição dos ciclos de guerra e paz, abundância e fome, bons tempos e depressões se seguirão até que assumamos o controle da Substância da mente, longe do homem dos sentidos, e o entreguemos ao homem espiritual. Sabemos que há um homem espiritual e estamos ansiosos de sua vinda, mas ele nunca virá até nós o trazermos. Esperamos e rezamos por coisas melhores, mas como Mark Twain disse sobre o clima: “ninguém faz nada sobre isso". Podemos fazer algo sobre a questão do autocontrole e cada um de nós deve fazer, se quisermos melhorar a nossa condição física e financeira, bem como moral e espiritual.

Página 98

Temos de levantar esta serpente dos sentidos, como Moisés levantou a serpente no deserto, e controlá-la em nome de Cristo.

Qual é a importância da negação e da afirmação na manifestação da prosperidade?

Elimine todos os pensamentos negativos que vêm à sua mente. Mas não perca todo o seu tempo em negações, dê muita atenção à percepção clara da Substância, em toda parte presente, a espera de ser reconhecida para ganhar vida. Alguns de nós têm, em certa medida, herdado os “tempos difíceis" acreditando nesse pensamento tão prevalente em torno de nós. Não permita criar isso. Lembre-se de sua identidade, você é um filho de Deus e Seu herdeiro. É o herdeiro de tudo o que o Pai tem. Deixe o EU SOU te salvar de todos os pensamentos negativos. As setas que voam de dia e a pestilência que ameaça são os pensamentos negativos que correm na atmosfera mental. A consciência EU SOU, seu Salvador, levará você do deserto de privações à terra prometida da abundância que flui como leite e mel.

Quem são os verdadeiros produtores da riqueza das nações?

Negue que você possa perder alguma coisa. Abandone os pensamentos negativos de perda financeira, ou qualquer outro tipo de perda, e perceba que nada é perdido em todo o universo. Há oportunidades em todos os lugares, assim como para produzir tudo o que você precisa financeiramente, ou o que quer que seja. Deus quer que você seja um produtor de novas ideias. Novas ideias vêm a você de dentro. Não pense nem por um momento que você está limitado apenas às ideias que vêm de fora. Muitas dessas ideias estão superadas e perderam à sua utilidade. É por isso que nós passamos por períodos de mudança; para que as velhas ideias

Página 99

desgastadas possam ser descartadas e substituídas por novas e melhores. Tem havido muito mais invenções agora do que em qualquer período anterior da história da humanidade. Isso mostra que novas ideias surgem de dentro do homem, à espera de serem trazidas para fora e serem expressadas. Podemos encontrar novas formas de vida e novos métodos de trabalho. Nós não devemos nos limitar as formas e métodos do passado. Podemos comungar com o espírito e pedir novas ideias, elas estão sempre próximas. Quando essas ideias de dentro de nós são reconhecidas, elas vão trabalhar e sobem à superfície. Então, todos os pensamentos que já tivemos, bem como os pensamentos de outras pessoas, são adicionados a eles e coisas novas são produzidas rapidamente. Saiamos da servidão, de estarmos sempre dependendo de alguém para tudo, e nos tornemos produtores, para somente irmos em direção ao caminho onde se encontra a felicidade e sucesso. É hora de começar a concentrar-se neste homem interior, este poderoso homem que produz as coisas, que traz suas ideias de um reino de dimensões maiores, de um novo território, a terra de Canaã.

Como a lei do aumento é aplicada a substância mental?

A que tipo de personagem você está dando a Substância interna através de seus pensamentos? Mude seu pensamento e aumente sua Substância na mente, como Eliseu multiplicou o azeite para a viúva. Obtenha maiores recipientes e muitos deles. Mesmo uma ideia muito pequena da Substância pode ser adicionada ao aumentou. A viúva tinha uma pequena quantidade de azeite, mas como o profeta a abençoou, aumentou até que encheu todos os navios que ela pôde pegar emprestado dos vizinhos. Devemos formar o hábito de abençoar

Página 100

tudo o que temos. Pode parecer tolo para algumas pessoas que abençoemos nossas notas, moedas e cheques, mas sabemos que estamos com isso, colocando a lei do aumento em funcionamento. Toda Substância é una e conectada, seja visível ou invisível. A mente gosta de algo que já esteja formado e tangível para tomar posse. Com esta imagem a mente define-se para trabalhar e desenhar como Substância do Reino invisível e, assim, aumentar o que temos nas mãos. Jesus usou uma quantidade pequena de pães e peixes para produzir uma grande quantidade de pães e peixes. Eliseu usou uma pequena quantidade de azeite para produzir uma grande quantidade de azeite. Então quando abençoamos nosso dinheiro ou outros bens, estamos cumprindo a lei Divina de aumento que foi demonstrada muitas vezes.

Como devemos nos preparar para um aumento da nossa prosperidade?

Mais um passo na manifestação da prosperidade é a preparação da consciência para receber o aumento. Se nós orarmos por chuva, nós devemos ter certeza de que temos nossos guarda-chuvas com a gente. Você leu o capítulo 3 de II Reis como Eliseu manifestou água vinda do invisível e encheu trincheiras no deserto. Mas primeiro as trincheiras tiveram que ser escavadas na terra seca. Isso exigiu fé, mas os reis tinham, e eles cavaram trincheiras por todo o grande vale, assim como Eliseu tinha ordenado. Foi através da compreensão de Eliseu, que sabia a verdade sobre a Substância invisível, que este aparente milagre foi realizado. Contudo as trincheiras tinham que estar preparadas, e você deve preparar sua consciência para o influxo da Substância universal.

Página 101

Ela obedece à lei da natureza, assim como faz a água ou qualquer outra coisa visível, e flui para o lugar preparado para ela. Ela preenche tudo o que você mantém em sua mente, seja os navios, as trincheiras ou a sua bolsa e carteira.

Should we be specific and definite in our prayers for increase?

Não é aconselhável aguardar uma demanda muito específica. Você pode visualizar cem reais e obtê-lo, quando mil estavam vindo em sua direção. Não limite para a Substância, para o que você precisa ou quer. Prefira ampliar sua consciência e dar liberdade à mente infinita para trabalhar, e cada coisa boa e necessária será fornecida a você. Faça suas declarações de forma ampla e abrangente, de modo que sua mente possa se expandir para o infinito ao invés de tentar atulhar o infinito em sua mente.

INSTRUÇÕES PARA EXPANDIR A MENTE E ENCHÊ-LA COM A RIQUEZA DA SUBSTÂNCIA

Write a prosperity affirmation of your own embodying the four essential steps of recognition, love, faith, and praise.

A Sabedoria infinita me guia, o amor divino me faz prosperar, e eu sou bem sucedido em tudo o que eu empreender. Na tranquilidade e confiança, afirmo o poder de atração do amor divino, como meu ímã de constante aumento do meu suprimento. Eu tenho fé ilimitada na Substância onipresente aumentando e multiplicando-se na minha palavra de fartura, abundância e prosperidade. Pai, eu te agradeço pelo aumento ilimitado de ideias, dinheiro e negócios.

Copyright of Portuguese Translation © 2014 by TruthUnity.net under Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0) You may use and republish this translation for free under certain conditions.

arrow-left arrow-right