Título
PROSPERIDADE
Charles Fillmore
Originally published: 1936
"When we think about the love of God drawing to us the substance necessary for support and supply, that substance begins to accumulate all around us, and as we abide in the consciousness of it, it begins to manifest itself in all our affairs."PREFÁCIO
É perfeitamente lógico supor que um criador sábio e competente supre as necessidades de suas criaturas em seus vários estágios de crescimento. O suprimento é dado como solicitado, e de acordo com o esforço de cada um para alcançá-lo. Necessidades temporais precisam ser preenchidas por coisas temporais, necessidades mentais por coisas mentais, e necessidades espirituais por elementos espirituais. Para simplificação da distribuição tudo é composto de uma Substância Espiritual primordial, que sob orientação adequada pode ser transformada em todos os produtos da vontade do operador. Isto é uma ilustração grosseira mas verdadeira dos princípios subjacentes em que todos são supridos nesta terra. O Pai forneceu uma Substância Semente que responde com poder mágico à mente ativa do homem. A fé na capacidade frutífera desta Substância Semente, embrulhada em cascas visíveis, ou latentes em unidades elétricas invisíveis, sempre recompensa o homem com os frutos do seu trabalho.
O agricultor parece obter seu suprimento das sementes que ele planta, mas ele nunca irá plantar a semente, a menos que ele tenha fé em sua capacidade inata para frutificar, essa semente nunca se multiplicaria sem a energia acelerada do espírito. Assim, vemos que todo aumento dessa Substância depende da energia acelerada do espírito, e este fato nos dá a chave mental que quando usada espiritualmente aumentará e ao mesmo tempo simplificará nossa apropriação
dessa Substância inesgotável que a mente criativa tão generosamente forneceu.
Nas lições seguintes tentaremos explicar a posse legítima do homem do suprimento espiritual e eletricamente fornecido por Deus. Quando compreendemos e ajustarmos nossa mente para o Reino onde essas ideias ricas e suas formas-pensamento elétricas existem, teremos em nossos assuntos temporais o que é chamado de “prosperidade".
Dissemos “suas formas-pensamento elétricas”. Deixe-nos explicar que todos os processos criativos envolvem um reino de ideias e um reino de padrões ou expressões dessas ideias. Os padrões prendem ou “retêm" as unidades elétricas que sustentam a coisa visível. Assim, a criação é em seu processo uma Trindade e de volta ao universo visível são ao mesmo tempo: a ideia original e criativa, e os raios cósmicos que se cristalizam em coisas terrenas. Quando entendemos essa Trindade em suas várias atividades seremos capazes de conciliar as descobertas da ciência moderna, com os fundamentos da religião.
A ciência moderna ensina-nos que o espaço é fortemente carregado com as energias que transformariam a Terra se eles pudessem ser controlados. Sir Oliver Lodge disse que um centímetro cúbico de éter contém a energia suficiente para fazer funcionar, por 40 milhões de anos, um motor de quarenta-cavalos.
A compreensão espiritual diz que o éter existe como uma emanação da mente e não deve ser confundido em suas limitações com a matéria. Medições matemáticas aplicadas ao éter organizam-se fora da existência porque sua realidade está na mente que concebeu seu ser e é governada e sustentada por ideias, e ideias não têm dimensões físicas.
Assim sendo, o éter terá existência somente enquanto a mente fizer uso dele. Quando a mente infinita concluir os ciclos de criação, tanto o Universo invisível quanto o visível serão enrolados como um pergaminho e desaparecerão, só a mente permanecerá. “E o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar”.
Acrescentaria muito para a estabilidade de um cristão o conhecimento de que Jesus antecipou as descobertas da ciência moderna, da existência desse reino chamado “éter", que ele chamou Reino dos céus, e as ilustrações que Ele fez de suas possibilidades são insuperáveis. Ele não disse que era um lugar que iriamos herdar após a morte, mas uma propriedade que podemos ter aqui e agora. “Deus se agrada em dar a você o Reino”.
Jesus ensinou que podemos incorporar os raios vivificantes em nossa mente, corpo e assuntos, por meio da fé. Onde os físicos apenas descrevem a presença da mecânica da vida como energia, Jesus ensinou ao homem que pelo exercício de sua mente ele pode fazer que a vida
lhe obedeça. Em vez de um universo de forças mecânicas cegas, Jesus mostrou que o universo pode ser persuadido e dirigido pela inteligência.
O que nós precisamos perceber, acima de tudo, é que Deus provê tudo, para todas as necessidades, a cada minuto de nossa vida diária. Se nos falta alguma coisa, é porque nós não usamos nossa mente corretamente para fazer o contato com a Mente Superior e os raios cósmicos que automaticamente fluem dela.
Table of Contents
- PREFÁCIO ... 3
- I A Substância Espiritual, a base fundamental do universo. ... 9
- II A Mente Espiritual, o princípio diretivo onipresente da prosperidade ... 26
- III A fé na Substância invisível, a chave para a manifestação ... 42
- IV O ser-humano como entrada e saída da Mente Divina ... 56
- V A lei que rege a manifestação ... 70
- VI A riqueza mental se manifesta como abundancia ... 87
- VII Deus irá pagar as suas dívidas ... 102
- VIII God Will Pay Your Debts ... 117
- IX Dízimo, o caminho para a prosperidade ... 131
- X Doar corretamente, a chave para receber abundantemente ... 145
- XI Acumulando tesouros ... 159
- XII Superando o pensamento de falta ... 173
- Perguntas para Estudo ... 189
Copyright of Portuguese Translation © 2014 by TruthUnity.net under Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0) You may use and republish this translation for free under certain conditions.