LIÇÃO DOZE
13:47“O reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora”. (Mat. 13:47)
Por que nós devemos constantemente examinar nossos pensamentos e selecioná-los?
A mente do homem é como a rede de captura de todo o tipo de ideia, e é privilégio do homem e seu dever perante a lei Divina separar as boas das que não são boas. Neste processo, as correntes de altruísmo e amor espiritual fluem através da alma como grandes eliminadores, libertando a consciência de pensamentos de ódio, de falta, e de pobreza, dando à Substância do Espírito livre acesso à consciência e assuntos.
Por qual padrão nós julgamos nossos pensamentos?
Em outra parábola, Jesus explicou o mesmo processo com pela separação das ovelhas dos cabritos. Quando esta corrente Divina de amor e compreensão espiritual começa o seu trabalho, temos de fazer essa separação. Colocamos as ovelhas, os bons, obedientes e rentáveis pensamentos
a direita, e colocamos as cabras, os teimosos, egoístas e inúteis pensamentos, a esquerda. Cada um deve lidar com seus próprios pensamentos e superá-los, alinhando-os com a harmonia e ordem do pensamento divino. Há uma sabedoria infinita, onipresente dentro de nós que vai lidar com esses pensamentos e guiar-nos em fazer a discriminação entre o certo e o errado quando nós os confiamos inteiramente à sua inteligência. Podemos estabelecer uma conexão entre a mente consciente e a mente subconsciente dentro de nós, por meio da meditação, do silêncio e através da palavra falada.
Qual a função da mente subconsciente no corpo?
Como nós podemos usar a mente subconsciente em nossos assuntos?
A mente subconsciente dentro de você discrimina entre os tipos de alimento que você ingere, controla a sua digestão, a respiração e as batidas de seu coração. Ele “faz todas as coisas bem", e irá ajudá-lo a fazer este importante trabalho de dirigir-lhe nos pensamentos que você deve reter e os que você deve lançar fora. À medida que você desenvolve essa mente, você perceberá que vai poder entregar mais e mais os seus assuntos à sua perfeita discriminação. Nada é demasiadamente grande para ele realizar, nem trivial demais para ele lidar com perfeição e rapidez. Esta mente do Espírito irá guiá-lo de forma perfeita, mesmo nos mínimos detalhes de sua vida, se você deixá-lo fazer isso. Mas você deve querer fazer a sua vontade e confiar nele em todos os teus caminhos. Ele vai levar você, infalivelmente, à saúde, felicidade e prosperidade, como já o fez e está fazendo por milhares de pessoas, se e quando você segui-lo.
Qual a importância da limpeza mental e da eliminação de pensamentos?
É tão necessário que você abandone pensamentos e condições antigas, depois de terem servido o seu propósito, como lançar mão
de novas ideias e criar novas condições para atenderem suas necessidades. Na verdade, não podemos lançar mão das novas ideias e criar novas condições, até que tenhamos criado espaço para elas, eliminando o antigo. Se sentirmos que não podemos fazer isto com as cabras, teremos de fazer com menos ovelhas. Se insistirmos em encher os vasos com os peixes ruins, teremos que fazê-lo sem os bons. Estamos aprendendo que os pensamentos são coisas e ocupam “espaço" em nossa mente. Não podemos ter novos, ou melhores, em um lugar já repleto dos velhos e fracos pensamentos ineficientes. A limpeza da casa mental é ainda mais necessária do que a material, pois o exterior é apenas um reflexo do interior. Limpe o interior do prato, onde o alimento é mantido, assim como o exterior que as pessoas veem, ensinou Jesus.
Como devemos proceder no processo de eliminação do pensamento de erro?
Quais são os benefícios advindos do uso das palavras de negação?
Pensamentos velhos devem ser negados e a mente, em preparação, deve ser limpa, antes que a consciência Crítica afirmativa possa entrar. Nossa mente, e até mesmo o nosso corpo, são carregados com pensamentos de erro. Cada célula é revestida com pensamento: Cada célula tem uma mente própria. Com o uso da negação rompemos a crosta externa, o pensamento material que tem envolvido as células, e inibido a Substância e a vida dentro delas. Em seguida, faremos contato com essa Substância e vida, que nossas negações têm exposto, e por elas expressamos o lado positivo e construtivo da lei. Quando consistentemente negarmos as limitações do material, começaremos a revelar a lei espiritual que nos espera, dentro de nós mesmos, para ser cumprida. Quando esta lei é revelada a nossa consciência, começamos a usá-la para demonstrar todas as coisas que são boas.
Esse é o estado de consciência que Jesus tinha, a consciência de Cristo.
Onde e o que é o “Reino dos Céus”, e como ele é?
Todo homem tem uma obra definida a fazer na transição da lei Divina da evolução espiritual. A lei é posta em ação por nosso pensamento e é continuamente apoiado por ele, uma vez que este desenvolve a nossa alma. Dentro de nós estão as grandes potencialidades do Espírito que, colocado em ação, permitem-nos ser, fazer ou ter qualquer coisa que quisermos. A ciência nos diz que cada um de nós tem dentro de si energia suficiente para executar um universo, se soubermos como liberá-la e controlá-la. Fazemos isso liberando um processo de desapego e tomando conta: deixando de lado o velho, ou o que já fez sua parte em nossas vidas e não é mais útil, e em seguida, tomando conta das novas ideias e inspirações que vêm da mente subconsciente. Jesus disse à Pedro que o que ele ligasse na terra seria ligado no céu, e o que ele desligasse na terra seria desligado no céu. Ele não estava falando de uma terra geográfica ou um lugar definido no céu chamado paraíso. Ele estava explicando à Pedro a lei da mente. A mente consciente é apenas o polo negativo de um reino muito positivo do pensamento. Esse reino positivo de pensamento, Jesus chamou de “o reino dos céus”. Não é um lugar para todos, mas é a atividade livre da mente subconsciente do homem. O que quer que se ligue ou limite na terra, na mente consciente, será ligado ou limitado no reino ideal ou celeste, e tudo o que perdemos e liberamos na mente consciente (terra) será solto e liberado no ideal, o celestial. Em outras palavras:
tudo o que você afirmar ou negar em sua mente consciente determinará o caráter das atividades da mente superior. Todo o poder é dado a você, tanto no céu quanto na terra, através de seu pensamento.
O que se entende por "perder no céu"? O que devemos perder e como precaver-se contra esse perder?
Devemos escolher cuidadosamente quais os pensamentos vamos liberar da mente e os pensamentos que vamos reter, pois eles virão a se manifestar em nossos assuntos. “Como ele [o homem] imaginou dentro de si mesmo, assim ele é" e “tudo o que o homem semear [na mente], que também ceifará [na manifestação]”. Temos de liberar todos os pensamentos de falta e insuficiência da mente e deixá-los ir, assim como Jesus ordenou ser feito com os invólucros que continham Lázaro: “solta-o e deixai-o ir". Solta todos os pensamentos de falta e lance mão de pensamentos de abundância. Veja a abundância de todas as coisas boas, preparadas para você e para todos nós, desde a fundação do mundo. Nós vivemos em um mar de muita Substância inesgotável, pronta para entrar em manifestação quando moldada pelo nosso pensamento.
Onde e o que é a substância? Como nós a contatamos?
Algumas pessoas são como peixes no mar, dizendo: “Onde está a água?" na presença da abundância espiritual eles choram: “Onde vou arranjar o dinheiro? Como vou pagar minhas contas? Será que vamos ter alimentos ou roupas ou as necessidades supridas?" A abundância está aqui, por toda parte, e quando você abrir os olhos do Espírito, em si mesmo, você irá vê-la e se alegrar com ela.
Qual é o resultado de se apegar a velhas ideias e métodos?
Moldamos a Substância onipresente com a nossa mente e fazemos com ela todas as coisas que nossa mente concebe. Se concebermos a falta e a pobreza moldamos isso. Se visualizarmos os olhos bondosos da abundância
sempre presente da Substância, é isso o que será moldado para nós. Talvez não exista passo no desenvolvimento espiritual mais importante do que o que estamos tomando aqui. Temos que aprender a deixar ir, desistir, assim daremos espaço para as coisas as quais temos orado e desejado. Isso é chamado de renúncia ou eliminação, pode até parecer sacrifício para algumas pessoas. É simplesmente desistir e jogar fora os pensamentos antigos que nos colocaram onde estamos, e colocar no lugar deles, novas ideias que prometem melhorar a nossa condição. Se as novas ideias não conseguirem manter essa promessa, nós as lançaremos para longe mais uma vez, por sua vez abrindo espaço para outros, confiantes de que vamos finalmente encontrar as ideias certas que trarão o que nós desejamos. Nós sempre queremos algo melhor do que temos. É o desejo de progresso, de desenvolvimento e crescimento. Como as crianças perdem suas roupas ao crescerem, superaremos nossos ideais e ambições, ampliando nosso horizonte de vida à medida que avançamos. Deve haver uma eliminação constante do velho para acompanhar esse crescimento. Quando nos apegamos aos velhos ideais, eles impedem nosso avanço ou os param completamente.
Metafísicos chamam este trabalho eliminatório de negação. Negação geralmente vem em primeiro lugar. Ele varre os detritos e abre espaço para o novo inquilino que é trazido para a mente pela afirmação. Não seria sábio eliminar os velhos pensamentos, a menos que você saiba que existam melhores para tomar o seu lugar. Mas não precisamos temer isso, pois conhecemos a verdade Divina que nos ensina que Deus é a fonte de todo o bem, e que todas as coisas boas podem ser nossas por meio do amor e da graça de Jesus Cristo.
O que é mortalidade? Será que escapamos dela morrendo? E de outra forma?
Explique o novo nascimento e a relação da negação com ele.
Nenhum de nós alcança aquele lugar supremo na consciência onde o homem desiste completamente do material e passa a viver no Espírito, como fez Jesus, mas nós temos o conceito de uma vida e seu exemplo, mostrando que ele pode ser alcançado. Vamos alcançá-lo quando nós escaparmos do mortal. Isso não significa que devemos morrer para nos livrarmos da mortalidade, mas atingir um determinado estado de consciência. Nós morremos e renascemos diariamente pelo processo de eliminação do pensamento de que somos matéria, substituindo-o com a verdade de que somos espirito. Uma das grandes descobertas da ciência moderna é que cada átomo neste chamado universo material tem dentro de si elementos da vida superabundante. Deus é a vida do Espírito, e Ele está em cada átomo. Nós liberamos essa qualidade de vida espiritual, negando a crosta da materialidade que envolve as células e afirmando que elas são Espírito e Vida. Este é o novo nascimento, que acontece pela primeira vez como um conceito na mente, seguido por um desenrolar de no corpo e assuntos. Todos nós queremos uma melhor condição financeira. Aqui está a maneira de obtê-la: Negar os velhos pensamentos de falta de dinheiro, e afirmar o novo pensamento de abundância espiritual em todos os lugares manifestos.
O que os personagens da Bíblia significam para nós? O que eles podem fazer por nós?
Cada lição da Escritura ilustra alguma fase da ação mental, e que pode ser aplicada a cada vida individual de acordo com a necessidade que é mais urgente no momento de sua percepção. Se, ao ler as Escrituras, você não olhar para a lição mental, você recebe, mas somente a mera casca exterior da Verdade. Se, contudo, você tem a compreensão adequada dos personagens
na narrativa, sabendo que eles representam ideias em sua própria mente, você poderá segui-las em seus diversos movimentos e encontrar o caminho para resolver todos os problemas de sua vida. Isso não significa que um estudo das Escrituras irão, em si, resolver seus problemas, a menos que você entre na apreensão das Escrituras reais, a Bíblia de todos os tempos, o Livro da Vida dentro de sua própria consciência. Mas um estudo dos símbolos exteriores, como indicado nas Escrituras, pode e deve levá-lo para a compreensão da verdade do ser.
O que Davi e Golias representam em nossa consciência?
Em Todas as pessoas encontramos ideias conflitantes representadas pelos filhos de Israel e os filisteus. Eles são colocados uns contra os outros em um conflito que se passa dia e noite. Chamamos esses pensamentos em conflito de Verdade e erro. Quando estamos despertos espiritualmente nós estamos do lado da verdade, sabendo que os pensamentos de verdade são os escolhidos do Senhor, os filhos de Israel. Mas os pensamentos de erro, às vezes, parecem um terremoto de tão real, que encolhemos de medo em sua presença.
Sabemos que a verdade acabará por prevalecer, mas nós colocamos a vitória em algum lugar no futuro e dizemos que o erro é tão grande e forte que não podemos lidar com isso agora - vamos esperar até reunirmos mais força. Então precisamos ficar parados e afirmar a salvação do Senhor.
Ideias não tem todas a mesma importância. Algumas são grandes e fortes, algumas são pequenas e fracas. Existem ideias agressivas, dominantes, que desfilam e se gabam de seu poder com
ameaças de desastre, e que nos mantêm com medo de seu reinado perverso. Essas ideias dominantes de erro têm sempre um argumento que elas usam para nos impressionar: Medo dos resultados. Esse medo, tenta nos convencer a ousar sair e encontrá-los em oposição aberta. Este medo, mesmo quando sabemos que eles estão errados, parecem ter sido tecidos em nossa mente. Este medo é simbolizado pela lança de Golias, que, como a história conta, “era como órgãos de tecelão".
Qual é o pensamento mais terrível nas mentes dos homens de hoje? Não é o poder do dinheiro? Seria Mamon o maior filisteu, o Golias em sua consciência? É a mesma coisa se você está tomando partido contra os filisteus que são bem sucedidos em suas finanças de um ponto de vista material, ou se você está com os israelitas e treme em sua pobreza. A aparência diária deste gigante Golias, o poder do dinheiro, é algo muito temido. Nem os filisteus nem os israelitas estão em posse da Terra Prometida, nenhum dos lados está em paz ou feliz. Essa ideia de erro afirma que ele é mais forte que o Senhor de Israel. Ele deve ser morto antes de todos os outros pensamentos de erro, ele será expulso de sua consciência e você poderá vir para a consciência de abundância, a Terra Prometida de leite e mel.
O que seria o "bezerro de ouro" moderno que a maioria dos homens adora?
O mundo inteiro hoje treme frente a essa gigante ideia de erro, a crença de que o dinheiro é o poder dominante. As nações do mundo estão sob esse domínio
porque os homens pensam que o dinheiro é poder. Os ricos e os pobres são escravos da ideia. Reis e grandes homens da terra se encolhem diante dos reis do dinheiro. Isso ocorre porque o homem deu esse poder para o dinheiro através de seus pensamentos errôneos. O homem fez o seu “bezerro de ouro” e agora ele cai em adoração. Em vez de fazer dele seu servo ele o chamou de mestre e se tornou o seu escravo. A regra deste gigante louco tem sido desastrosa, e o fim de tudo está se aproximando rapidamente.
O primeiro passo para livrar sua mente deste fantasma, é obter uma percepção clara de seu direito como filho de Deus. Você sabe que você não deve colocar outros deuses ou poderes perante o Deus verdadeiro. Sabe também que você não deve estar sob o domínio de qualquer coisa no céu, ou na terra, pois lhe foi dado o domínio sobre tudo. Você nunca vai encontrar um momento melhor para entrar na realização da verdade de quem você é, do que você é, e quais são seus direitos. Nunca houve um momento mais propício para buscar um novo e melhor estado de consciência. Se você está com medo do gigante filisteu ostentando, como muitos ao seu redor estão, comece agora a procurar um caminho, como Davi, para dar a sua “carne até as aves do céu”. Há um caminho, um caminho correto, que não pode falhar, e é seu dever encontrá-lo. Siga cada passo do caminho que está definido simbólica e belamente descrito no capítulo 17 de Samuel I.
O nome Davi significa “O amado do Senhor”, e Davi representa a sua percepção de justiça de seus privilégios como o filho de Deus. Você não é
O nome de David significa “o amado do Senhor", e David um escravo de nada e nem de ninguém no universo. A ameaça deste Golias, o poder do dinheiro, não detém terrores para você nesta consciência.
Cite alguns dos maus resultados do erro de adoração dinheiro.
Será que eliminar completamente o dinheiro do mundo resolveria o problema? Qual é a solução?
Mesmo os defensores mais ardentes do poder do dinheiro vão admitir sua tirania. O poder do dinheiro quase sempre destrói seus amigos no final. Qualquer homem que se torna um escravo do dinheiro acaba sendo esmagado por ele. Do outro lado, estão exércitos inteiros de pessoas justas que como o exército de Israel acha que este gigante não pode ser superado. Eles estão à espera de reforços, algo maior e mais forte, com o qual superar esse inimigo. Esquecem-se que “a batalha é de Jeová".
Seria a "pequena mas poderosa" ideia na consciência simbolizada por Davi?
Você se irrita com esse gigante quando ele sai diariamente para impressioná-lo com suas presunções e ameaças? Não tem que ser assim. Você não precisa continuar a temer. Há uma pequena ideia em sua mente que pode matá-lo. Talvez você não tenha considerado a importância dessa pequena ideia. Talvez você a tenha mantido em uma montanha solitária de sua consciência espiritual, pastoreando as ovelhas, que são os seus pensamentos inocentes. Agora, deixe esse David vir a tona na percepção de seu lugar de direito na Mente
Divina. Ter uma ideia clara de onde você realmente pertence na criação, e de quais são seus privilégios. Você acha que Deus ordenou que os homens não pudessem escapar da terrível servidão de condições difíceis? Claro que não. Isso seria injustiça, e Deus está acima de tudo, pois Ele é justo.
O Senhor está com você no assassinato do medo, do pecado e da doença (o urso e o leão), e Ele ainda vai estar com você para matar o medo da pobreza, que simboliza Golias. “A batalha é de Jeová", e Ele está conosco para nos livrar “da mão dos filisteus".
Quais são as armas deste Davi para matar o medo gigante?
As armas dos homens do Senhor não são carnais. Ele não trava a guerra segundo a maneira do mundo. Ele não usa armadura de aço ou latão, a proteção do egoísmo e as armas de opressão. Ele sai na simplicidade da justiça, sabendo que a sua inocência é a sua defesa. Ele usa apenas seu cajado de pastor e pedras lisas, palavras de verdade. Esta é à vontade e as palavras de verdade que ele envia para o mundo. Eles são desdenhados pelos filisteus e muitas pessoas riem da ideia de usar as palavras para superar condições. Mas as palavras fazem o seu trabalho, trabalham naquilo a que elas são enviadas, e a grande massa da materialidade cai por terra diante da certeza de sua meta.
Sabemos que o dinheiro foi feito para o homem e não o homem para o dinheiro. Nenhum homem precisa ser um escravo de seu irmão ou se encolher diante dele para obter dinheiro, que é o servo de todos os iguais. Não estamos atados
à roda de trabalho ou a labuta incessante dia após dia, a fim de apaziguar o deus de Mamon em seus próprios termos. Somos filhos do Deus vivo, que como um Pai amoroso está bem aqui no meio de nós, onde podemos afirmá-lo como o nosso apoio e nosso recurso, nas condições que Ele amorosamente nos revela quando o reconhecemos e negamos a Mamon. Neste dia Jeová entrega esse filisteu orgulhoso em nossas mãos, e a vitória é nossa. Louvado seja Deus.
As cinco pedras lisas, do riacho, escolhidas por David representam as cinco afirmações irrefutáveis da Verdade. Estas declarações enviadas a partir de uma mente confiante em si mesma, na sua causa, e na sua força espiritual que vai esmagar a testa de Golias, o gigante do erro. As declarações são as seguintes:
Eu sou o amado do Senhor. Ele está comigo em todas as minhas palavras justas. Eu as comando e elas cumprem sua função.
Minha causa é justa, pois é meu direito divino ser suprido, abundantemente, com todas as coisas que o que o Pai tem colocado à disposição de Seus filhos.
Eu dissolvo em minha própria mente, e nas mentes de todos os outros, qualquer pensamento de que o me pertence pode ser retido de mim. O que é meu, me vem pela lei da certeza de Deus, e na minha percepção clara da Verdade eu recebo.
Eu não tenho medo da pobreza, e eu não tenho obrigações com ninguém. Meu Pai, opulento, me banha com todos os recursos, e eu sou um poderoso canal da abundância.
Eu egoisticamente não possuo nada, mas todas as coisas na existência
são para o meu uso com a sabedoria Divina, e assim eu a partilho com os outros.
Não se mantenha em situação de pobreza pelo medo da falta, através da pratica de uma economia avarenta. Se você acredita que tudo o que o Pai tem é seu, então certamente não há razão para poupar. Nada vai ampliar tanto sua mente e seu mundo como a percepção de que tudo é seu. Quando você perceber a imensidão de sua herança espiritual, nada deve faltar em todo o seu mundo. Veja com os olhos abundantes, pois “aquele que vê com olhos bondosos será abençoado". Esta passagem estabelece uma lei exata, a lei de aumento.
Os líderes religiosos do passado, espalhavam a crença de que é um dever cristão ser pobre e que a pobreza é uma virtude. Esta não é de forma alguma a doutrina de Jesus. Ele aceitou a proposição totalmente, sem reservas ou ressalvas, de que Deus é o nosso recurso e que o Pai providenciou todas as coisas para seus filhos. Ele é muitas vezes descrito como sendo pobre, sem um lugar para reclinar a cabeça, mas ele tinha a casa dos pais em Nazaré e foi recebido com alegria nas casas de ambos, ricos e pobres, de toda a Palestina. Vestia-se como um rabino, e sua roupa era tão rica e valiosa que os soldados romanos cobiçavam a túnica inconsútil que ele usava. Ele encontrou a abundância no reino de Deus, onde tudo o que é necessário se manifesta, não por meio de trabalho árduo, mas através da realização da Verdade.
Jesus raramente tinha necessidade de dinheiro, porque Ele libertou-se da ideia mundana do dinheiro,
e lidou com o mesmo, na ideia do reino. Nosso governo está por trás de todos os nossos reais de papel, de outra forma, eles não teriam valor. Deus está por trás de cada símbolo material, e é em Deus, e não no símbolo, que devemos colocar nossa fé. Ele está por trás do nosso chamado por alimento, vestuário e tudo o que venhamos a precisar, ou desejar. Jesus diz que tudo o que precisamos fazer é pedir com fé e em seu nome, acreditando que receberemos, vamos ter. E não devemos hesitar em pedir em grande parte, porque Deus pode nos dar muito, tão facilmente como Ele pode nos dar pouco.
Copyright of Portuguese Translation © 2014 by TruthUnity.net under Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0) You may use and republish this translation for free under certain conditions.