LIÇÃO QUATRO
As Riquezas do Pai não são ações e títulos, mas as possibilidades Divinas implantadas na mente e na alma de cada homem. Através da mente do homem ideias são trazidas à existência. A Riqueza do Deus do amor encontra a sua expressão através da alma do homem.
Dizem que a mente é o cadinho em que o ideal é transmutado em real. Este processo de transformação é a química espiritual que temos que aprender antes de estarmos prontos para trabalhar de forma inteligente no grande laboratório da Substância do Pai. Lá, não há nenhuma falta de material para formar o que queremos, e nós podemos desenhar nele como um recurso, de acordo com o nosso propósito. A Riqueza da consciência irá expressar-se na riqueza da manifestação.
O que significa o Princípio aplicado a prosperidade?
Quem conhece o princípio tem certa segurança interna, dada a ele pelo entendimento da Mente de Deus. As afirmações têm como finalidade estabelecer em nossa consciência uma compreensão ampla dos princípios dos quais dependem toda a vida e existência. Nossa religião é baseada em uma ciência, cujas
ideias são relacionadas ao princípio, e às outras ideias, em uma grande Mente universal que funciona de acordo com as leis mentais. Não é uma nova religião, nem um modismo religioso, mas aponta o real e o verdadeiro em qualquer religião. Se você sabe o princípio, você é capaz de saber imediatamente se uma religião baseia-se em fatos ou tem uma base em ideias artificiais.
Como nós estabelecemos a consciência do Princípio relacionada a nós?
Como o estudo da Verdade pode nos tornar mais feliz, mais saudável, mais bonito e mais próspero?
Para demonstrar o princípio, nós devemos nos manter estabilizados com certas declarações da lei. Quanto mais vezes você apresentara sua mente uma proposta lógica e verdadeira, mais forte ficará aquele sentimento interno de segurança para você. A mente humana é construída na verdade, e quanto mais clara a sua compreensão da verdade mais substancial sua mente se tornará. Existe uma relação íntima e definitiva entre o que chamamos de verdade e esta Substância universal do Ser. Quando a Mente Única é chamada para a ação em sua mente, seu pensamento sobre ela se estabelece a espera da Substância pela lei da atração ou simpatia do pensamento. Assim, quanto mais você souber sobre Deus, mais bem sucedido você será na saúde de seu corpo e de todos os seus assuntos. Quanto mais você souber sobre Deus, mais lúcido você será, mais feliz, mais bonito e melhor em todos os sentidos. Se você sabe como pegar a Substância universal e moldá-la para seu uso, você será próspero. A Substância da Mente entra em cada pequeno detalhe de sua vida diária, perceba você a verdade ou não. No entanto, para se estabelecer com certa segurança, na posse e uso da vida universal, amor, inteligência e
Substância, você deve obter uma consciência de ver como verdade, a princípio mentalmente.
O que é milagre? E milagre de Prosperidade?
Toda ação verdadeira é regida pela lei. Não existem milagres. Não há tal coisa como sorte. Nada vem por acaso. Todos os acontecimentos são o resultado de uma causa e podem ser explicados sob a lei da causa e efeito. Este é um ensinamento que apela à lógica inata de nossa mente, e às vezes duvidamos quando vemos as coisas acontecerem sem nenhuma causa aparente. Estes acontecimentos que parecem milagrosos, são controlados por leis que nós ainda não conhecemos, e resultam de causas que não somos capazes de entender. O Homem não faz as coisas acontecerem de acordo com a lei, mas de acordo com o seu conhecimento da lei, e é por isso que devemos procurar saber mais sobre ela. Deus é lei, e Deus é imutável. Se trouxermos conosco a criação perfeita, temos de estar em conformidade com a lei e desabrocharmos em nossa mente, corpo e assuntos como uma flor desabrocha pelo princípio inato de vida, inteligência e Substância.
Como são os guardiões da lei Divina recompensados, e seus disjuntores punidos?
O Congresso brasileiro estabelece as leis que regem os atos de todos os cidadãos brasileiros. Aqueles que mantêm as leis são recompensados pela proteção da lei. O mesmo vale para a lei universal. Deus ordenou a lei, mas não nos obriga a segui-la. Temos livre arbítrio, e a forma de nosso fazer e agir é deixada inteiramente a nós. Quando conhecemos a lei e trabalhamos com ela, nós somos recompensados pela sua proteção, e a usamos para o nosso bem. Se nós quebrarmos a
lei universal, sofreremos limitações, assim como um criminoso condenado é limitado a uma cela ou prisão. O Espírito Santo é o oficial executivo, através de quem a Mente Divina impõe suas leis.
Quais são as fases judiciais, legislativas e executivas da lei Divina?
Você pode ver a partir desta consideração, que Deus concedeu o poder da Mente Divina a todos os homens. Você está usando o seu organismo, corpo, mente e alma, para realizar uma lei de Deus estabelecida como um guia para toda a criação. Se você simplesmente cumprir esta missão, você não poderá falhar em obter os resultados certos. Se você não conseguir viver em conformidade com a lei, isso é assunto seu. Deus não poderá ajudá-lo se você não estiver seguindo a lei e por isso não demonstrando saúde, felicidade, prosperidade e tudo de bom. A lei é uma regra de ação. Assim, com a lei de Deus: Se você seguir as regras de ação, você irá demonstrar a verdade. Você terá tudo o que Deus tem preparado desde a fundação do mundo.
Qual a primeira regra da lei Divina?
Quais são as regras da lei? Primeiro Deus é bom e todas as suas criações são boas. Quando tiveres isto firmemente fixado em sua mente, você será obrigado a demonstrar o melhor e nada além do melhor poderá entrar em seu mundo. Se você deixar em seu pensamento que há tal coisa como o mal, e que você é tão susceptível ao mal quanto ao bem, você cria condições que se afinam com a ideia do mal. Mas lembre-se: o mal e as condições ruins não são reconhecidas pela Mente Divina. Se você pensa no mal como uma realidade, ou acha que ele tem qualquer poder sobre você, mude seu pensamento e comece a construir novas células cerebrais, que nunca ouviram falar de nada, exceto do bem. Reze assim: Eu Sou
filho do bem absoluto. Deus é bom, e eu sou bom. Tudo o que entra na minha vida é bom, e eu vou ter apenas o bem. Estabeleça está consciência do melhor, e só o bem será atraído por você. Sua vida será uma eterna alegria. Eu não sei por que isso é verdade, mas sei que você pode testar a lei por si mesmo e para a sua satisfação.
Qual é o efeito de pensar e falar sobre tudo o que é bom?
Se você começar agora com a ideia da universal e eterna bondade dominando sua mente, falando apenas sobre o bem, vendo com os olhos da mente tudo e todos como bons, rapidamente você poderá demonstrar todos os tipos de bem. Bons pensamentos se tornarão um hábito, e o melhor se manifestará para você. Você verá isso em todos os lugares. E as pessoas vão dizer, “Eu sei que esse homem é bom e verdadeiro. Eu tenho confiança nele. Ele me faz sentir a bondade inata de todos os homens”. Essa é a maneira pela qual a Mente Una exprime-se através do homem. É a lei. Aqueles que vivem em conformidade com a lei irão obter os resultados desejados. Aqueles que não conseguem fazê-lo vão obter os resultados opostos.
Há virtude na pobreza?
A lei também se aplica às nossas demonstrações de prosperidade. Não somos muito felizes se nós somos pobres, e ninguém precisa ser pobre. É um pecado ser pobre. [Nota do Editor: Esta famosa frase de Charles Fillmore foi elaborada através destas ideias Martha Guidici in Why Not Be Rich, clip 25 and clip 55] Você pode perguntar se Jesus citou ser pobre, como um exemplo de pecado? Sim. Você vai encontrá-lo na parábola do filho pródigo, que muitas vezes é usada como um texto para pregar aos pecadores morais, mas um estudo mais aprofundado mostra que Jesus estava ensinando o pecado da falta e da pobreza, e como ganhar muito. É uma lição maravilhosa de prosperidade.
O que significa o "país distante", e qual é a terra natal do filho pródigo?
Qual é o efeito psicológico e espiritual das roupas velhas?
O filho pródigo pegou sua herança e foi
para um país distante, onde ele passou a viver uma vida desenfreada. Quando ele retornou à casa do Pai, não foi acusado de deficiência moral, como esperávamos. Em vez disso, o pai dele disse, “Traga rapidamente o melhor manto e coloque nele”. Essa é uma lição de bom vestuário. É um pecado usar roupas de pobre. Isto, para alguns, pode parecer uma maneira sórdida de olhar para o ensino de Jesus, mas devemos ser honestos. Nós devemos interpretá-lo como ele nos deu, não como achamos que deveria ser.
O próximo ato do pai foi colocar um anel de ouro no dedo do filho pródigo; outra evidência de prosperidade. O desejo do Pai para nós é o bem ilimitado, não apenas suprir as demandas de uma existência miserável. O anel simboliza o ilimitado. Ele também representa a onipresença e a onipotência do mundo da manifestação. Quando o pai deu o anel para o filho, ele lhe deu a chave para todas as atividades da vida. Era o símbolo do seu ser, um filho e herdeiro de tudo o que o pai tinha. “Tudo que é meu é teu”. O Pai dá-nos tudo o que ele tem e é: Onipotência, onisciência, todo amor e toda Substância quando voltamos para a consciência de sua casa de fartura.
O que é simbolizada pela imposição de sapatos novos?
"Calcem sapatos em seus pés" foi à ordem seguinte do pai aos servos. Os pés representam a parte de nosso entendimento que entra em contato com as condições terrenas. Na cabeça, ou “Cenáculo", temos o entendimento que se referem a condições espirituais, mas quando lemos nas Escrituras alguma coisa sobre os pés, podemos saber que ela se refere a nossa
compreensão das coisas do mundo material.
A próxima coisa que o pai fez para o seu filho, foi proclamar uma festa para ele. Esse não é o modo como tratamos os pecadores morais. Decretamos castigos para eles; podemos mandá-los para a cadeia. Mas o Pai dá um banquete para aqueles que vêm a ele para serem supridos. Ele não distribuir apenas uma ração necessária, mas serve o “bezerro cevado," a Substância universal, vida em sua plenitude e riqueza.
Como a substância é desperdiçada, e qual é a ligação entre o desperdício e o querer?
Qual é a nossa melhor garantia de segurança financeira?
A parábola é uma grande lição sobre a prosperidade, pois ela nos mostra que as pessoas que estão dissipando sua Substância com distrações dos sentidos, acabam por cair em uma consciência de falta. Também prova que eles podem se tornar prósperos novamente, tão logo retornem para a casa do Pai. Há tantas lições na Bíblia para delinquentes morais, que não há nenhuma necessidade de distorcer o significado desta parábola para essa finalidade. É tão claramente uma lição sobre a causa da falta. Jesus afirma expressamente que a juventude desperdiça a Substância em um “país distante," um lugar onde a lei Divina da abundância não foi percebida. Existe uma relação muito estreita entre vida desenfreada e falta. Pessoas que perdem sua Substância no mundo da sensação, criam falta em aspectos físicos e financeiros. Se fizéssemos uso correto da Substância Divina e da lei Divina, temos que voltar para a consciência do Pai e conservar a Substância do corpo. Então, saúde e prosperidade se tornarão manifestas naturalmente. Se não formos cautelosos no uso da Substância Divina, não estamos seguros em nada. A Substância é uma coisa muito importante
no nosso mundo, na verdade é a fundação do mesmo. Portanto, devemos estar seguros em nossa compreensão dela, e usá-la de acordo com a lei de Deus.
Como a lei "Buscai e achareis" aplica-se a prosperidade?
Permita-nos entrar na própria verdade do Ser e observar a lei Divina. Permita-nos percebe que o nosso Pai sempre está aqui e que estamos em um “país distante" somente quando nos esquecemos de sua presença. Ele está constantemente nos dando apenas o que nós reconhecemos e aceitamos sob sua lei. Podemos pegar nossa herança e nos divorciarmos da consciência do Pai, mas sofreremos os resultados, pois dessa forma não faremos as coisas pela ordem Divina e nem com sabedoria Divina, e haverá “fome" naquela terra. Prefira procurar a sabedoria Divina para saber como lidar com a Substância e a lei da prosperidade será revelada para você. Para entrar nesta realização declare com fé e com toda a confiança: “a Mente toda provedora é o meu recurso, estou seguro em minha prosperidade".
Aquele que trabalha mais, ou tem mais habilidade, receberá uma recompensa maior do que a do outro?
Os homens primitivos não lutavam pelos produtos da natureza, eles poderiam facilmente escolher os frutos das árvores e cochilar debaixo dos ramos. Quando eles começaram a viver em cavernas, as disputas surgiram pelos melhores lugares, e os mais fortes eram geralmente os vencedores. “O sucesso leva ao sucesso". Aqueles que foram capazes de levar a melhor, o fizeram, e provaram a lei que diz: “aquele que tem lhe será dado e ele deve ter em abundância”. Isso parece, em um primeiro momento, uma lei injusta, mas que sempre prevaleceu nos assuntos do mundo. Jesus, o maior dos metafísicos, ensinou isso como uma lei Divina e deu seu
louvor. Ele não poderia ter feito de outra forma, para ele é uma lei justa que o homem deve ter o que ele ganha, e o que produz esforço e capacidade deve ser recompensado, e a preguiça desencorajada.
Essa lei opera em todos os departamentos do Ser. Aqueles que procuram as coisas que o reino material oferece, geralmente as encontram. Aqueles que se esforçam por excelência moral, geralmente alcançam esse objetivo. Aqueles que aspiram as recompensas espirituais também são recompensados. A lei é que o que nós temos. A lei diz que nós obteremos o que quisermos e o que trabalharmos para ter, e a história tem nos mostrado que essa é uma boa lei. Se esta lei fosse removida, cessaria o progresso do mundo e a raça seria extinta. Onde não há nenhuma recompensa pelo esforço, não haverá nenhum esforço, e a sociedade iria se degenerar. Podemos falar sabiamente sobre o impulso interior, mas quando não temos nenhum campo exterior da ação, eventualmente nos tornamos desencorajados e deixamos de agir.
Quando os homens evoluem espiritualmente, em certo ponto, eles abrem faculdades interiores que os conecta com a mente cósmica, e alcançam resultados que são, às vezes, tão surpreendentes que parecem milagres. O que parece milagroso é a ação das forças dos planos da consciência, antes não compreendidas. Quando um homem libera os poderes de sua alma, ele faz maravilhas aos olhos da mente material, mas ele não se afastou da lei. O ser humano é meramente funcional em uma consciência que é manifestada esporadicamente pelos grandes homens de todos os tempos. O homem é a maior de todas as outras criações da Mente de Deus porque ele tem a capacidade de perceber e canalizar ideias inerentes a Mente de Deus, e através da fé trazê-las
à manifestação. Assim, a evolução do homem ocorre quando ele apossa-se de ideias espirituais primais e, as expressa através de sua consciência humana.
Que poder tem o amor de nos ajudar a manifestar a prosperidade?
No exercício da identidade EU SOU o homem precisa desenvolver certas ideias estabilizadoras. Uma delas é a continuidade ou lealdade à verdade. Nas Escrituras e na vida temos muitos exemplos de como o amor conduz para as coisas sobre as quais alguém fixou a mente. Nada tende tanto a estabilizar e unificar todas as outras faculdades da mente como o amor. É por isso que Jesus nos deu, como o maior mandamento, que amássemos a Deus.
Quando você começar a pensar em Deus em toda parte, na presença da Substância, a princípio sua mente não vai aderir continuamente a ideia. Você vai desviar sua atenção, e depois de um tempo pensar: “Eu não tenho o suficiente para pagar todas as nossas contas”. Aí você faz uma pausa e perde o ímpeto em seu curso, e você deve retoma-lo rapidamente. Afirme:
“Não serei desviado. As velhas ideias são um erro e elas não são nada. Elas não têm poder sobre mim. Eu vou ficar com esta afirmação: "Deus é amor, a Substância da minha oferta”.
Ruth, a mulher Moabita, tornou-se tão apegada a Naomi que ela não iria deixá-la, mas sim acompanha-la de volta à Palestina. Ela era leal e firme por causa de seu amor. Qual foi o resultado de sua ação? Ela foi inicialmente uma camponesa; Então, se tornou a esposa de um homem muito rico e foi imortalizada como uma das ancestrais de David. A lição de sermos cumpridores de nossos ideais mais altos é o que devemos entender. Nada
é tão importante como se apegar a um ideal e nunca devemos desistir do trabalho que estabelecemos para realizá-lo. Afirme a lei continuamente e seja leal a ela, e você vai se tornar bem sucedido em sua manifestação.
Sem dúvida há uma lei espiritual que leva à manifestação dos nossos pensamentos se concentramos nossa atenção neles, uma lei Divina Universal, da atividade da mente, que é infalível. Algumas condições adversas de seu próprio pensamento impedem uma manifestação completa. Não deixe que isto te desvie de sua lealdade à lei. Pode parecer que para se atingir resultados leva-se muito tempo, mas essa é a razão pela qual você deve se apegar estreitamente ao seu ideal e não mudar de ideia. Ser leal ao princípio nas condições adversas quebrará a resistência. Então virá a verdadeira luz e a Substância invisível que têm sido fielmente afirmadas por você, em toda a sua plenitude e bem.
Como a mente subconsciente pode ajudar ou atrapalhar na manifestação?
Jesus enfatizou a ideia de que Deus provê abundantemente a todos os seus filhos, até mesmo as aves do céu e os lírios do campo. O Senhor te vestiu com a Substância tão gloriosamente como fez com Salomão. Mas você deve ter fé nesta Substância que tudo provê, e pela continuidade da imaginação, configurá-la para moldar as coisas que você deseja. Se você é persistente em trabalhar a ideia em sua mente consciente, ela acabará por cair em sua mente subconsciente e continuará a trabalhar lá, onde as coisas tomam forma e se tornam manifestas. Quando sua subconsciência tornar-se cheia de amor ao ponto
de transbordar em todos os seus assuntos, você se tornará mais próspero e bem sucedido, então gradualmente, simplesmente e naturalmente, você vai perceber que ele deriva de uma fonte Divina, e surge em resposta às suas preces. Enquanto isso, devemos perceber que tudo o que colocamos como sementes no solo do subconsciente trará resultados segundo sua espécie, e nós devemos exercer o maior cuidado para que não pensemos ou falemos sobre falta, ou permitamos que outras pessoas falem conosco sobre isso. Como nós semearmos em nossa mente, nós colheremos na manifestação.
Alguns dos nossos bem intencionados amigos têm uma maneira de nos convencer com ideias de “tempos difíceis", que dispersam a Substância de prosperidade que nós acumulamos. Às vezes até mesmo um pensamento negativo fará com que ela escape. Então, temos que voltar e remendar o reservatório quebrado do pensamento. Temos que segurar a Substância em nossa mente em toda a sua plenitude, e não deixe passar nem um minuto para não atrasar o seu trabalho de manifestação. Quando você se recolher, durante a noite, deixe que seu último pensamento seja sobre a abundância da Substância Espiritual. Veja-a preenchendo toda a sua casa e as mentes de todas as pessoas de sua família. Esse pensamento potente vai penetrar no seu subconsciente e continuará a trabalhar, esteja você dormindo ou acordado.
Que forma a resposta de Deus à nossa oração pode tomar?
A lei da oferta é uma lei Divina. Isto significa que é uma lei da Mente e deve trabalhar através da mente. Deus não vai ao supermercado e traz o alimento para a sua mesa. Mas quando você aprender a manter o pensamento em Deus, como sua fonte real, tudo em sua mente começará a despertar e entrará em contato com a Substância Divina,
para você moldá-la em sua consciência. Ideias que conduziram a sua manifestação visível começarão a surgir. Você deve primeiro obter as ideias da consciência direta, da sua fonte Divina, e então você começará a demonstrar no exterior. É uma lei científica exata e infalível. “Primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga".
Quando você trabalha em harmonia com esta lei universal, cada coisa necessária é fornecida abundantemente. Sua parte é simplesmente cumprir a lei, ou seja, manter sua mente cheia de Substância, para armazena-la, até que a mente seja preenchida com ela e possa ajudar a manifestar seus assuntos em obediência à lei que diz: “todo aquele que tem lhe será dado”. Mas você não estará cumprindo a lei quando permitir que pensamentos indigentes habitem sua mente. Eles desenham outros pensamentos semelhantes em sua consciência, e ela não terá nenhum espaço para a verdade de que a prosperidade é para você. Pobreza ou prosperidade, tudo depende de você. Tudo o que o Pai tem é seu, mas você é responsável pelo seu bom relacionamento com o Pai e pela sua vida. Através do reconhecimento consciente da sua unidade com o Pai, e a sua abundância, você desenha a Substância viva no fornecimento visível.
Não pense que a prosperidade não é para você. Não se sinta indigno. Expulse todos os pensamentos de se tornar um mártir da pobreza. Ninguém gosta de pobreza, mas algumas pessoas parecem gostar da simpatia e compaixão que elas podem excitar por causa disso. Supere qualquer sentimento inclinado para isso e cada crença de que você está destinado a ser pobre. Renuncie a tal destino
imaginado. Pense na prosperidade, fale de prosperidade, não em geral, mas em termos específicos, não como algo para outro sujeito, mas como seu próprio direito. Negue todas as aparências de fracasso. Prepare suas armas e afirme o sucesso em face de dúvida e medo, então de graças pela ajuda e suprimento. Em seguida, pela abundância em todos os seus assuntos, sabendo que o seu bem está agora sendo cumprido no espírito, na mente e na manifestação.
Um Tratamento De Prosperidade
O Senhor é meu banqueiro; meu crédito é bom. Ele me faz deitar na consciência da abundância onipresente; Ele me dá a chave do cofre. Ele restaura minha fé em suas riquezas; Ele me guia nas veredas da prosperidade por amor do seu nome. Sim, apesar de eu andar na sombra da dívida, Não temerei nenhum mal, porque tu estás comigo; Me asseguras teu ouro e prata. Prepara um caminho para mim na presença do cobrador; Tu preenches a minha carteira com abundância; meus bolsos transbordam. Certamente que a bondade e abundância me seguirão todos os dias da minha vida, E vou fazer negócios em nome do Senhor para sempre.
Copyright of Portuguese Translation © 2014 by TruthUnity.net under Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0) You may use and republish this translation for free under certain conditions.