10. Doar corretamente, a chave para receber

Página 145

LIÇÃO DEZ

De que maneiras a religião de Jesus Cristo pode ser aplicada aos problemas de nossa vida diária?

Cite brevemente, a lei do dar e receber que Jesus ensinou?

HÁ uma lei de dar e receber, ela exige um estudo cuidadoso se quisermos usá-la em nossas manifestações de prosperidade. É uma lei de ação da mente, e pode ser aprendida e aplicada como qualquer outra lei. O ensino de Jesus destaca-se proeminente, porque pode ser aplicado praticamente para todos os assuntos da vida cotidiana. Não é uma religião no sentido de que a palavra é geralmente tomada, mas é uma regra de pensar, fazer, viver e ser. Não é apenas ética, mas prática. Os homens ainda mergulharão nas profundezas do simples, mas com tudo incluído nas palavras de Jesus. Para algumas pessoas, é impensável conectar os ensinamentos de Jesus com os negócios do mercado financeiro. Com uma visão mais profunda de seu significado e propósito, que o Espírito da Verdade está agora revelando para o mundo, mostra que estes ensinamentos elevados são regras práticas para a vida diária em todos os departamentos dela. Elas são vitais para a civilização moderna e o próprio fundamento da estabilidade dos negócios. A lei de dar e receber que Jesus ensinou: “dai e vos será dado", é encontrado para ser aplicado

Página 146

em todas as nossas relações comerciais, bem como em nossas relações sociais.

Por que o ensino de Jesus não foi mais eficaz na mudança das condições no mundo e na vida individual?

Nós não temos sido bem sucedidos em fazer a doutrina de Jesus um padrão prático de orientação diário, porque não compreendemos a lei em que se baseia. Jesus não teria se colocado diante de uma doutrina que não era verdade e sem base na lei imutável, e podemos ter certeza de que esta doutrina de dar e receber é poderosa o suficiente para suportar todos os assuntos da civilização. Não fomos profundos o suficiente em seus ensinamentos, mas pensamos que entendemos, via um mero estudo de superfície. “E olhar para as coisas que estão diante do seu rosto", diz Paulo, e Jesus também advertiu-nos: “não julgueis segundo a aparência”. Não devemos formar nenhuma conclusão até que tenhamos ido bem fundo sobre as causas e as leis subjacentes. As coisas que vemos exteriormente são os efeitos que surgiram a partir de causas que são invisíveis para nós. Há um interior e um exterior de tudo: tanto no mental, quanto nas condições materiais permeiam o universo. O homem desliza à vontade, para cima e para baixo, por toda a gama de causa e efeito. Toda a raça desliza para um efeito quase inconscientemente, e assim identifica o efeito pelos sentidos, e as causas ficam perdidas de vista por milhares de anos.

Por que uma reforma econômica é tão necessária nos dias atuais?

O despertar vem com o tempo, como a causa da existência, que é novamente trazida à atenção dos homens, como estabelecido, por exemplo, na doutrina de Jesus Cristo. Mas os homens não podem compreender a grande verdade em um momento e agarrar-se ao que é claramente visível para eles, o lado do efeito. A verdade que as coisas têm um lado espiritual,

Página 147

bem como um material de identidade, e o lado espiritual é a causa de maior valor, é a revelação que pode ser lenta para a maioria das pessoas. Neste caso, é ao lado material que eles se apegam, pensando que é tudo o que há, e recusando-se a deixá-lo ir. Os homens têm tomado o lado aparência da doutrina de Jesus Cristo e materializando-a para encaixá-la em suas crenças e costumes. Essa é a razão pela qual a mensagem de Cristo não purificou o comércio, a sociedade e o governo. Mas isso deve ser feito espiritualmente nesses campos. Isto ocorrerá facilmente quando o seu lado mental for estudado, entendido e aplicado do ponto de vista espiritual.

Pode qualquer reforma eficaz basear-se no estágio material dos problemas econômicos? Por que?

Por que os homens de negócios não procuram conselho ou assistência da igreja?

Há necessidade de reforma na economia mais do que em qualquer outro departamento da vida cotidiana. O dinheiro foi manipulado pela ganância, e até a ganância em si, está doente e secretamente pede uma panaceia. Mas ela não vai buscar ajuda na religião de Jesus Cristo para a sua cura. Na verdade esse é o último lugar que iria solicitar uma ajuda, porque muitos dos defensores da doutrina de Jesus Cristo são eles próprios dependentes econômicos e não têm nenhuma solução para o problema econômico - não entendem o poder de sua própria religião. No entanto, nenhum remédio permanente jamais será encontrado para os males econômicos do mundo fora de uma aplicação prática das leis nas quais a doutrina de Jesus Cristo se baseia.

Por que uma reforma individual é necessária antes que as mudanças nacionais ou mundiais possam ser feitas?

A correção da solução de qualquer problema é assegurada pela relação correta de seus elementos. Toda verdadeira reforma começa com o indivíduo. Jesus começou lá. Ele não clama por uma legislação para controlar os homens

Página 148

ou suas ações. Ele chamou os seus doze apóstolos e por meio deles instituiu individualmente a reforma, que tem como base um apelo à inteligência inata, honestidade e bondade em cada homem. Ele lhes disse: “ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”.

Como o ensino metafísico e o estudo podem contribuir para melhorar o mundo?

Como as pessoas aprendem mais definitivamente sobre o efeito dinâmico do pensamento e de como as ideias passam de mente para mente, eles enxergam mais e mais a sabedoria dos ensinamentos de Cristo. Eles estão começando a entender que há uma invariável lei da ação da mente e que todo o pensamento e todo discurso é favorável a ele. Assim, quando Jesus disse: “por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado", Ele ensinou o poder dos pensamentos e das palavras para trazer resultados de acordo com as ideias à volta deles.

Como o desejo do acúmulo de dinheiro e bens podem afetar a natureza mais refinada e a sensibilidades das pessoas?

A avareza ou ganância podem afetar a nossa saúde?

Seguindo o lado metafísico do ensino de Jesus, descobrimos que certos pensamentos mantidos na mente das pessoas estão causando miséria generalizada, doença e morte. Descobrimos também que esses pensamentos podem ser dissolvidos ou transformados. Todo homem poderá fazer sempre mais por meio de sua vontade consciente. Paulo bem compreendeu esse processo. Ele disse: “transformai-vos pela renovação da vossa mente".

Qual é a principal causa da estagnação na circulação do dinheiro e seu uso negativo?

Que regra Jesus nos deu para nos libertarmos da falta de dinheiro?

Entre os pensamentos destrutivos que os homens se entregam, em exercício, estes são as formas de egoísmo que conhecemos como avareza, cobiça e desejo de ganho financeiro para possuir as coisas do mundo. Estes pensamentos ameaçam e perturbam seriamente a

Página 149

civilização do mundo e a estabilidade de toda a raça. O remédio para a miséria causada por pensamentos destrutivos não é difícil de encontrar. Eles se encontram no pensamento construtivo ao longo das linhas que Jesus estabeleceu. Na verdade, o remédio para todos os males dos quais a carne é herdeira está em conformidade com a lei Divina que Jesus revelou aos Seus verdadeiros seguidores. Diz-se desses verdadeiros seguidores (Atos 4:32) que eles eram “um só coração e alma. E nenhum deles dizia que a coisa que possuíam eram suas próprias, mas eles tinham tudo em comum".

O método praticado pelos primeiros cristãos, seria praticável no mundo como ele está hoje?

Muitos verdadeiros cristãos têm observado esta lei justa e procurado se conformar com isso na vida em comunidade. Tais esforços nem sempre foram bem sucedidos, porque não havia o reconhecimento necessário do fator mental e da disciplina das ideias. Enquanto a ideia de cobiça está alojada na mente humana, como fator gerador dominante, não pode haver vida bem-sucedida em comunidade. Essa ideia deve ser eliminada do primeiro plano mental, o passo seguinte, a prática exterior, irá então ser segura e bem sucedida.

Qual substituto já está sendo defendido para o padrão comercial de pagamentos de bens e serviços?

Qual é a lei Divina do equilíbrio? Por que ela parece não funcionar em questões financeiras?

Existe alguma conexão direta entre pobreza e problemas de saúde? Como esses problemas podem ser abordados? Existe no outro extremo - grande riqueza – outros problemas? Como isso pode ser resolvido?

Em todos os lugares, os verdadeiros metafísicos estão se preparando para serem membros da grande colônia da qual Jesus é a criação, trabalhando para eliminar de suas mentes todas as ideias egoístas, junto com todas as outras vibrações discordantes que produzem desarmonia entre os membros do mesmo grupo. Um passo nessa direção

Página 150

é a introdução gradual da “oferta voluntária" plano para substituir o padrão comercial do mundo de recompensas por serviços. Estamos nos esforçando para educar as pessoas sobre esta questão de dar e receber e deixar sua própria experiência provar a eles que existe uma lei Divina de equilíbrio em questões financeiras que corresponde à lei do equilíbrio e postura, e que mantém os sóis e os planetas no lugar. A fim de garantir o êxito deste grande esforço, que deve ter o amor e a cooperação de todos para quem ministramos. A lei é baseada no amor e justiça, e de forma equitativa e harmoniosa ajusta todos os assuntos dos homens. Ela vai ainda mais longe, pois restaura a harmonia e equilíbrio na mente e no corpo, o que resulta em felicidade e saúde, bem como em prosperidade. O amor e a justiça são forças poderosas e todas as coisas devem, eventualmente, vir sob sua influência, porque até mesmo alguns homens e mulheres de motivação correta podem, pelo pensamento correto e consequentemente ação justa, introduzir essas ideias na consciência da raça e pavimentar o caminho para a sua adoção universal. O movimento já começou e está rapidamente ganhando progresso. Cada aluno e leitor é convidado a dar-lhe impulso, decidindo a ser altruísta, e simplesmente isto, sem compulsão.

O que se entende por "consciência de raça"? Podemos escapar dos seus efeitos? Como podemos ajudar a mudá-la para melhor?

A consciência da raça é formada por correntes de pensamento e pelas crenças dominantes de todo o povo. Alguns homens e mulheres superam essas correntes de pensamento e se tornam pensadores independentes. A ideia raça dominante de ganho de dinheiro com o objetivo de acumulação está sendo substituída pela ideia de utilidade e boas obras. Esta ideia tem de ser realizada

Página 151

por indivíduos que resolveram pensar e agir da maneira de Jesus Cristo. Para ser um desses indivíduos e contribuir para a mudança da consciência da raça, primeiro dedique-se, em Espírito, para o ministério de Jesus e determinação para levar adiante a grande obra que Ele nos encomendou para fazermos. Isso não significa que você deve pregar como Paulo, ou, necessariamente exercer qualquer trabalho extenso no exterior. No silêncio de sua “câmara interna", você pode fazer uma obra poderosa, negar as crenças em avareza e cobiça e afirmar o domínio universal do amor divino e da justiça. Você pode fazer a ideia de equidade e justiça exata entre os homens. Quando você vê exemplos de ganância e avareza, ou quando os pensamentos destes procuram um lugar em sua mente, lembre-se das palavras do Mestre: “o que quer que eu te diga segue-me”.

Nunca, nem por um momento, se permita entreter-se com qualquer esquema para obter o melhor de seus companheiros em qualquer comércio ou negócio. Segure firmemente a lei de equidade e justiça que está trabalhando, em; e através de você, sabendo com certeza que você é suprido com todo o necessário para cumprir todas as suas demandas. Dê valor total para tudo o que você conseguir. Exija o mesmo para tudo o que você dá, mas não tente impor a demanda por métodos humanos. Há uma maneira melhor: pensar em si mesmo como Espírito, trabalhando com forças espirituais poderosas, e consciente de que as demandas do Espírito devem e serão cumpridas.

O que devemos fazer em relação a poupar dinheiro para o futuro?

Não pretenda estabelecer-se para o futuro, deixe o futuro

Página 152

cuidar de si mesmo. Entreter-se com os receios ou dúvidas sobre este ponto suga sua força e esgota o seu poder espiritual. Segure-se firmemente à ideia da onipresença de suprimento universal, o seu perfeito equilíbrio e sua ação rápida para preencher todo espaço vazio aparente, ou de falta. Se você tem tido o hábito de entesouramento ou de praticar economia rigorosa, altere as suas correntes de pensamento para a generosidade. Pratique dando, mesmo que pouco, você já vai abrir um pequeno caminho. Doe em um espírito de amor e doe quando você não puder ver qualquer possibilidade de retorno. Coloque a Substância real em seu presente, dando a Substância do coração com o símbolo do dinheiro ou o que seja. Através do poder da sua palavra, você pode abençoar e multiplicar espiritualmente tudo o que você dá. Veja-se como o mordomo de Deus entregando suas fontes inesgotáveis. Desta forma você está colocando em ação as forças mentais e espirituais que trarão grandes resultados em visibilidade. Seja feliz em sua doação. Deus ama a quem dá com alegria, porque sua mente e coração estão abertos para o fluxo da Substância pura do Ser que equilibra todas as coisas.

Que atitude devemos ter diante da caridade?

Não dê com qualquer ideia de que você está concedendo caridade. A ideia de caridade tem infestado a consciência da raça por milhares de anos e é responsável por um grande exército de dependentes humanos. Faça tudo que puder para anular esse erro mental. Não existe tal coisa como a caridade, como é popularmente entendido. Tudo pertence a Deus e todos os Seus filhos têm igual direito. O fato de que a pessoa tem um superávit e dá um pouco para outro, não o

Página 153

faz um benfeitor e o outro um dependente. Aquele com o excedente é simplesmente um mordomo de Deus, e é simplesmente um entregador do trabalho de sua mordomia. Quando se pede a sabedoria Divina e a compreensão sobre a doação torna-se uma alegria tanto para o doador quanto para o receptor.

Os seguidores de Jesus que estão fazendo seu trabalho de ensino e cura devem, como Ele, receber ofertas de livre-arbítrio para o seu ministério para com o povo. A maioria dos que se aplicam aos professores e curadores reconhecem este direito de dar e receber, mas há um grande número de pessoas que não entendem isso. Primeiro, há aqueles que estão em cativeiro com a ideia de avareza, e; há aqueles que ainda estão em cativeiro com a ideia da caridade. Ambas as classes precisam de educação e tratamento para libertá-las da limitação e doença mental. Os avarentos sofrem no corpo e são os mais difíceis de curar, por causa do preconceito mental que os leva a obter tudo o mais barato possível, incluindo o reino dos céus. Eles devem ser pacientemente educados para serem apenas o que é certo, e aprender a “deixar ir" do espírito consumista e substituí-lo com o espírito de generosidade. Eles vão fazer isso facilmente, como um exercício mental, mas não estão tão dispostos a deixar ir o símbolo do dinheiro. No entanto, os tratamentos continuados em silêncio, complementados com a instrução oral e escrita, acabará por prevalecer e curá-los.

Há muitos exemplos que poderiam ser dados para provar o desenrolar da lei. A ideia avarenta

Página 154

tem um grande poder sobre o corpo. Resultaria em pouco tratar a manifestação exterior antes de primeiro eliminar a causa interior da mente. A salvação de tais pessoas é aprender a dar generosa e livremente, e não por impulsividade ou por recompensa, mas a partir de um amor pelo ato de doar. Alguns metafísicos pensam que para curar seus pacientes do porão do pensamento avarento, devem cobrar-lhes um bom preço pelos seus tratamentos. Tal como um médico poderia cobrar mais caro para curar seus pacientes, e como qualquer serviço pelo qual um preço exorbitante é cobrado seria o melhor! Certamente esta é uma ideia tola.

Seguramente há um “caminho mais excelente", mais em harmonia um com a lei Divina, uma forma que permita que o coração, assim como a cabeça e a mão sejam usados na graça de dar e receber. Aqueles que estão usando o livre arbítrio como método de oferta encontram algumas críticas e oposição daqueles que defendem o método comercial e dizem que a cobrança de uma quantia definida é a forma legítima. Eles os acusam de fomentar a caridade e a pobreza, e manter vivo o espírito de conseguir algo por nada. Nossa resposta é que estamos buscando o único curso que poderia efetivamente erradicar esses estados equivocados de consciência e trazer

Página 155

as pessoas para uma compreensão da lei espiritual de prosperidade através da doação em amor.

Todos devem dar como ele recebe, na verdade, é apenas através da doação que ele pode receber. Enquanto o coração (amor) não estiver no centro da mente não haverá cura permanente. Todo mundo pode dar um retorno justo por tudo que recebe. Nosso objetivo é mostrar aos indigentes sem dinheiro que eles podem dar algo em troca pelo bem que foi feito à eles. Pode ser, por exemplo, passar a verdadeira palavra para algum outro necessitado, ou simplesmente levantar a sua voz em ação de graças e louvor, onde antes eram mudos. Reconhecemos a necessidade de alguma ação da mente ligada a mente de Mamon. Ela deve ser feita para deixar ir à algum lugar, antes que ele possa receber a luz e a força do Espírito.

Nosso trabalho é trazer homens e mulheres para o lugar do verdadeiro e duradouro domínio, onde eles são superiores às riquezas e a pobreza. Podemos fazer isso, mostrando-lhes que eles são seres espirituais, que eles vivem, aqui e agora, em um mundo espiritual, através da apreensão da verdade do seu ser, e de sua relação com Deus neste domínio.

O fato central e mais vital que eles devem vir a perceber é que uma ideia tem o poder de estruturas de pensamento de construção, que por sua vez se materializam no ambiente exterior e assuntos, determinando todos os detalhes de sua existência. Todo homem é um rei a governar seus próprios assuntos. Estes temas são as ideias existentes em sua mente, os “sujeitos" de seu pensamento. As ideias de cada homem são tão variadas

Página 156

quanto os muitos traços de caráter dos habitantes de qualquer império. Mas todos eles podem ser trazidos à submissão e obediência por meio do poder EU SOU que é o governante do reino. Em seu domínio da mente pode haver colônias de ideias alheias - os filisteus, cananeus, e outras tribos estrangeiras, que os filhos de Israel encontram em sua Terra Prometida quando eles tentam tomar posse dela. A história dos Filhos de Israel e como eles ganharam a posse dessa terra é uma representação simbólica da experiência de todos os que buscam recuperar sua própria consciência em nome do Senhor. O significado em hebraico do nome cananeu é “comerciante" ou “comerciário", em outras palavras, um conjunto de ideias que tem a ver com a fase comercial de vida. Estude os filhos de Israel (ideias espirituais), em suas experiências com esses cananeus e você terá muitas dicas valiosas sobre como subjugar e lidar com suas próprias ideias de como ganhar dinheiro.

Você pode permitir que avareza e mesquinhez se desenvolva no domínio do espírito até o sangue em seu corpo começar a secar e seus nervos serem abalados e paralisados com o medo da pobreza futura. Se assim for, é hora dessas ideias serem expulsas e de um novo conjunto de ideias se estabelecerem em seu domínio, para você se tornar ativo na construção de um novo estado de consciência (nação). Comece imediatamente a abrir mão de seus pensamentos de ganho secundário. Pense sobre generosidade e comece a ser generoso para o seu próprio bem. “Há mais felicidade em dar do que em receber" irá revelar-se a você como lei, para que você seja abençoado por um novo afluxo de ideias

Página 157

de vida, saúde e prosperidade, assim que você começar a doar.

Em vez de ser apegado e avarento, talvez você tenha ido para o outro extremo e tenha cultivado ideias de pequenas coisas, financeiramente falando. Você pode ter fomentado a pobreza, mantendo ideias de moedas de um centavo, em vez de dólares, ou de centenas, em vez de milhares como a maioria das pessoas. Você pode estar pensando que você não pode dar, porque sua renda é pequena ou a sua oferta é limitada. Seu remédio é cultivar ideias de abundância. Clame Deus como seu recurso inesgotável, que todas as coisas são suas. Mas, a fim de pôr em marcha a energia acumulada do seu pensamento, você também deve começar a dar. Você pode ser capaz de dar apenas alguns centavos no início, mas dê-os em nome, e no espírito do vosso Deus opulento. Ofereça-os com todo o amor do seu coração e diga:

Sua consciência é como uma corrente de água. Se o fluxo é de alguma forma represado, a água se instala em todos os lugares baixos e torna-se estagnada. A maneira mais rápida para purificar e recuperar as baixas, lugares pantanosos em sua consciência, é abrindo a barragem. Muitas pessoas tentam demonstrar Deus como seu suprimento por afirmações de abundância, no aqui e agora (tempo verbal presente), repetindo-as, e assim, deixam ir à velha condição e crença antiga em falta, começando a doar tão generosamente quanto possível. Não é a quantidade que você dá medida pelos padrões do mundo que conta, mas é o bem que você vai enviar junto com a sua oferta, o que pode ser medido apenas pelos padrões espirituais.

Página 158

"Deus ama ao que dá com alegria”. A palavra grega alegre traduzida aqui é Hilarion, que significa realmente “hilariante, alegre”. O presente pode ser medido em dólares e centavos, mas Deus não olha para essas normas, Ele olha e ama o doador “alegre". Lemos em Deuteronômio 28:47, 48 Porque tu não serviste o Senhor teu Deus com alegria, e com alegria de coração, por causa da abundância de tudo, portanto servirás aos teus inimigos... “Em fome, e em sede, e em nudez, e em falta de tudo”. Isso mostra que existe uma relação definitiva entre a alegria, ou a alegria de nossa doação, e a nossa prosperidade. Se fizermos uma grande ou uma pequena doação, façamo-la com grandeza de ânimo e alegria, mesmo de alegria, lembrando-se de que Deus ama ao que dá “hilariante". “Mantenha as palavras deste pacto e cumpri-as, para que possais prosperar em tudo o que fazeis”.

Bênçãos que podem ser colocados em nossas ofertas:

O amor divino, através de mim, abençoa e multiplica esta oferta.

O Pai dá abundantemente; eu recebo agradecidamente, e dou novamente com generosidade e amor.

Esta é a graça de Deus, e eu a passo adiante com sabedoria e alegria.

O amor divino generosamente fornece e aumenta esta oferta.

Eu dou livremente e sem medo, cumprindo a lei de dar e receber.

Copyright of Portuguese Translation © 2014 by TruthUnity.net under Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0) You may use and republish this translation for free under certain conditions.

arrow-left arrow-right